Política

Juiz determina nova punição por divulgação de pesquisa irregular

30/09/2016
Juiz determina nova punição por divulgação de pesquisa irregular
Geneir Marques

Geneir Marques

O Juiz da 10ª Zona Eleitoral Geneir Marques proferiu uma nova decisão sobre a pesquisa Dataconsulta que de forma viciada tentou induzir o eleitor de Palmeira dos Índios a erro.

Segundo o juiz Geneir Marques – em decisão anterior – a pesquisa Dataconsulta publicada nos meios de comunicação omitiu 23% dos questionários. De 523 pessoas ouvidas o instituto apenas divulgou o resultado de 425, omitindo o restante.

Numa nova decisão, que foi impulsionada pela Coligação “A verdadeira mudança. Avança Palmeira”, da candidata Verônica Medeiros (PMDB), o juiz decidiu que todas as emissoras de rádio local e o jornal impresso “O Dia Palmeira” retifiquem a informação do instituto e esclareçam o eleitor que a pesquisa está viciada e com indícios de fraude especialmente no tocante ao número de questionários pesquisados inferior ao publicado.

O jornal que encomendou a pesquisa que é quinzenal, terá que publicar até amanhã uma edição extra sob pena de pagar uma multa de R$50 mil.

Na decisão o juiz expressa que é de “se ver que a irregularidade constatada na pesquisa realizada pela Empresa E.S.Morais Consultoria Ltda. gerou desigualdade entre as coligações participantes no pleito no município de Palmeira dos Índios. Nesse  descortinar em atenção ao princípio de igualdade de oportunidades entre os candidatos, bem como em face da necessidade de evitar prestígio ao favorecimento por um ato eivado de irregularidades defiro o pedido“.