Geral

Juceal desconhece número de oito mil empresas fechadas em 2014 no Estado

15/09/2016
Juceal desconhece número de oito mil empresas fechadas em 2014 no Estado
Dados das empresas registradas na Juceal estão em total conformidade ao registrado pela Receita Federal através do Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas. Ascom

Dados das empresas registradas na Juceal estão em total conformidade ao registrado pela Receita Federal através do Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas. Ascom

A Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal), como órgão responsável pelo registro legal de empresas, informa que desconhece o número de 8.294 empresas extintas em 2014, que foi divulgado por veículos alagoanos de comunicação nesta quinta-feira (15).

As informações divulgadas são baseadas no estudo Demografias das Empresas 2014, produzido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Contudo, analisando a fundo as notas técnicas e os objetivos de produção da pesquisa, observa-se que o estudo trata do que o IBGE considera como unidade ativa, diferindo do registro legal em cada Estado.

No estudo, é tratada ainda uma diferenciação entre empresa com registro legal e as unidades de capacidade produtiva de uma empresa, além de fazer referência a alterações do código identificador, o que IGBE afirma ter implicações diversas.

Sobretudo, é necessário ressaltar que, para divulgação dos dados, a especificação das diferenças entre o registro legal, feito somente pela Junta Comercial, e a análise do IBGE é de extrema importância para que não houvesse um desentendimento da grande população, causando ruídos.

Nas informações levantadas diretamente do banco de dados da Juceal, o número de empresas extintas em 2014 é igual a 4.433 negócios. Desses, 3.383 eram considerados Microempreendedores Individuais (MEIs), tipo empresarial que foi desconsiderado pelo IBGE pela “não obrigatoriedade de preenchimento dos registros administrativos do Ministério do Trabalho”.

A Junta Comercial realiza um trabalho periódico de dados, no qual é analisada prioritariamente a data de constituição dos negócios. Além disso, com o nível de atuação do órgão, os dados das empresas registradas na Juceal estão em total conformidade ao registrado pela Receita Federal através do Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ).

A Juceal ainda informa que entrará em contato com o IBGE, mediante ofício, para explicação detalhada dos números divulgados, confrontando a afirmação de que 22% das empresas ativas tenham saído do mercado alagoano em apenas um ano.