Cidades

Investigação de crimes eleitorais em Viçosa

26/09/2016
Investigação de crimes eleitorais em Viçosa
Suspeitos foram levados para a sede da PF, em Maceió (Foto: Divulgação/ Polícia Federal)

Suspeitos foram levados para a sede da PF, em
Maceió (Foto: Divulgação/ Polícia Federal)

A Polícia Federal (PF) iniciou mais uma operação contra crimes eleitorais em Alagoas, dessa vez no município de Viçosa. A Operação ‘Niágara II’ foi desencadeada na manhã desta segunda-feira (26).

Foram cumpridos quatro mandados de busca e quatro de condução coercitiva, que é quando a pessoa é levada para prestar esclarecimentos à polícia.Segundo a PF, uma mulher e um policial militar aposentado são suspeitos de participarem do esquema criminoso.

As investigações apontam que a mulher é líder comunitária no Conjunto Santa Ana e recebia quantias em dinheiro de candidatos para distribuir aos eleitores. Já o policial era responsável pela intimidação das pessoas que recebiam os valores.

Os envolvidos foram levados à sede da PF em Alagoas, no bairro de Jaraguá, para serem ouvidos. A PF ainda informou que já recebeu denúncias de crimes eleitorais em outros municípios alagoanos e que elas também estão sendo investigadas.

Outras operações
No início do mês, a PF deflagrou a operação Vassalagem, que tinha o objetivo de prender suspeitos de compra de votos na cidade de Cajueiro, Região Central de Alagoas. Foram cumpridos cinco mandados de condução coercitiva e oito de busca e apreensão.

Na última quinta (22), a PF deflagrou uma operação para apurar a prática de crimes eleitorais em Porto de Pedras, Litoral Norte de Alagoas. A ação, que recebeu o nome da cidade, cumpriu dois mandados de busca e apreensão e um outro de condução coercitiva.

No dia seguinte, sexta (23), a PF realizou a operação “Pilastra”, no município de Pilar, região Metropolitana de Alagoas. Foram  cumpridos 13 mandados de busca e apreensão. Segundo a PF, foram recebidas denúncias de que candidatos ao cargo de vereador e seus cabos eleitorais estariam cadastrando eleitores prometendo benefícios em troca de apoio político.