Cidades

Inaugurada mini usina de energia solar em Alagoas

14/09/2016
Inaugurada mini usina de energia solar em Alagoas
Equipamento vai gerar grande economia para o Nibo. Fotos: Camila Guimarães

Equipamento vai gerar grande economia para o Nibo. Fotos: Camila Guimarães

Um Estado onde o sol reina praticamente durante todo o ano precisa saber aproveitar o clima privilegiado para além das praias e piscinas naturais. E porque não fomentar a cadeia energética local e contribuir ecologicamente com o meio ambiente?

A energia solar é uma fonte de energia renovável e limpa, além de ser uma alternativa menos agressiva ao meio ambiente, uma vez que é gerada através daquilo que temos de sobra em Alagoas – o sol.

 Pensando cada vez mais em modelos de sustentabilidade para o Estado, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), em parceria com a empresa Energisol, inaugurou, na manhã desta quarta-feira (14), a primeira miniusina de energia solar autossustentável do Estado.

O empreendimento instalado na fábrica de Pré-moldados Alagoas, a primeira instalada no Núcleo Industrial Bernardo Oiticica (Nibo), utiliza sistemas fotovoltaicos capazes de gerar energia elétrica através de células fotovoltaicas feitas de silício policristalino que transformam a radiação solar diretamente em energia elétrica através do efeito fotovoltaico.

 A usina conta com 320 paineis fotovoltaicos gerando toda a energia elétrica utilizada pela empresa. Para o diretor da Pré-moldados Alagoas, Roberto Bonessi, os incentivos do governo foram além da sustentabilidade. “A Pré-moldados Alagoas já está em funcionamento há três meses no Estado e hoje já zeramos a nossa conta de energia. Para além da sustentabilidade, ainda inserimos o contexto social ao integrar jovens do sistema prisional trabalhando aqui. Isso contribui para a reintegração deles na sociedade, ajuda as famílias que recebem o salário deles e ainda reduz os gastos do governo com a internação desses reeducandos”, destaca Bonnes.

Ao longo do ano, a Sedetur vem apresentando aos empresários a possibilidade de utilizar essa tecnologia de geração de energia através do sol. Como forma de incentivo, o governo de Alagoas sinalizou que o ICMS da energia gerada não será cobrado.

 De acordo com o superintendente de Energia e Mineração da Sedetur, Bruno Sardeiro, essa é uma tecnologia que veio pra ficar e tende a se expandir cada vez mais.

 “Aqui mesmo no Nibo já temos a previsão da instalação de uma usina ainda maior do que esta que estamos inaugurando hoje. Nosso trabalho está focado em fortalecer as formas sustentáveis de geração de energia”, afirma Sardeiro.