Geral

Hospitais Chama e Afra Barboza assinam Plano Estadual de Oncologia nesta terça

19/09/2016
Hospitais Chama e Afra Barboza assinam Plano Estadual de Oncologia nesta terça
om a implantação do plano, atendimento aos portadores de câncer ganha mais eficiência(Foto: Divulgação)

om a implantação do plano, atendimento aos portadores de câncer ganha mais eficiência(Foto: Divulgação)

Os gestores dos Hospitais Afra Barboza e Chama assinam, às 14h desta terça-feira (20), a adesão ao Plano Estadual de Oncologia. A cerimônia, que vai contar com a presença da secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska, e do secretário de Saúde de Arapiraca, Ubiratan Pedrosa, irá ocorrer no Centro de Referência Integrado de Arapiraca (Cria), localizado na Rua Lino Roberto, bairro Santa Edwiges.

O Plano Estadual de Oncologia foi elaborado por técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), com base na portaria 140 do Ministério da Saúde (MS), disponibilizada para consulta pública por meio do sitewww.saude.al.gov.br e lançado em 7 de julho deste ano.

Por meio do plano, as Unidades de Alta Complexidade em Oncologia (Unacons) e os Centros de Alta Complexidade em Oncologia (Cacons) terão que assegurar a realização de 500 consultas especializadas, 640 exames de ultrassom, 160 endoscopias, 240 colonoscopias e retossigmoidoscopias, além de 200 exames de anatomia patológica.

De acordo com a titular da Sesau, Rozangela Wyszomirska, o Plano Estadual de Oncologia pretende assegurar uma assistência mais humanizada e eficiente aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) portadores de câncer.

“Com a implantação do plano, cuja elaboração foi iniciada no ano passado, o atendimento aos portadores de câncer do Estado ganha mais eficiência, por meio de um fluxo bem definido”, pontuou.

Isso porque, segundo a gestora da Saúde estadual, ao suspeitar da doença, o paciente passará pela Atenção Básica do seu município de origem e, só então, será encaminhado para um Cacon ou Unacon – Hospitais do Açúcar, Universitário, Afra Barboza, Chama e Santa Casa de Maceió. Nestas unidades, evidenciou Rozangela Wyszomirska, o diagnóstico será fechado e, em caso de positividade da doença, o tratamento será iniciado.

Mais Recursos

Para assegurar um atendimento integral aos usuários do SUS acometidos por câncer, o Plano Estadual de Oncologia vai assegurar um incremento de R$ 19,5 milhões por ano para a área oncológica. Cada unidade hospitalar habilitada como Cacon e Unacon irá receber uma parte dessa verba, de acordo com os serviços ofertados e o cumprimento das metas pactuadas.

Com esta ação, será concluído o ciclo de adesão, que já foi assinado pelos gestores dos Hospitais Universitário, do Açúcar e da Santa Casa de Maceió. “A assistência oncológica em Alagoas apresentava deficiências que o plano vem corrigir, com foco na melhoria dos serviços prestados aos portadores de câncer, que passam a ter um fluxo de atendimento hierarquizado”, evidenciou a secretária.