Artigos

Guilherme Palmeira

24/09/2016
Guilherme Palmeira

Somos amigos há muitos anos, bote anos, nossos pais eram amigos, acho que até nossos avós e bisavós, somos amigos desde quando éramos índios caetés povoando o litoral alagoano, o mais bonito e charmoso das costas brasileiras.

Quando eu morava no Rio, vez em quando ia à casa do Senador Rui Palmeira na Rua Almirante Guilhobel, depois de um bom almoço dominical, partíamos para o Maracanã assistir vitórias do Fluminense.

Nossas férias nessa bela Maceió foram maravilhosamente aproveitadas, praia da Avenida, Pajuçara, réveillon da Fênix, carnaval nas ruas e nos clubes. Bela época dos anos dourados, aproveitamos, vivíamos nossa cultura popular, época do cinema novo, da bossa nova, revolução dos costumes, queríamos também transformar o mundo, como qualquer jovem.

Certa vez no Engenho Prata, São Miguel dos Campos, em conversas, tira gosto e cervejinha gelada, Guilherme comunicou ser candidato a deputado estadual nas eleições de 1966, alegria geral. Dias depois Esdras Gomes distribuía adesivos, GP 66. Foi uma vitória retumbante, iniciava naquele momento uma carreira política das mais admiráveis na história das Alagoas.

Final de 1967 eu servia na 9ª Companhia de Fronteira, Roraima, promovido a Capitão, vinha definitivamente para Maceió, estava classificado no 20º Batalhão de Caçadores, 20 BC. Ao chegar em casa pela tarde, coloquei um calção desci à praia da Avenida, depois de um bom mergulho e braçadas naquele mar azul do tamanho do mundo, fiz uma promessa, nunca mais sair de Maceió. Cumpri a promessa, deixei até a carreira militar.

Maceió uma festa, continuei meus estudos na Faculdade de Engenharia, tempo de viver uma Maceió ensolarada. Logo formamos um quinteto inseparável, Guilherme Palmeira, Marden Bentes, Eduardo Uchoa e Galba Acioly, jovens, solteiros e bonitos, fazíamos a festa onde chegássemos. Éramos conhecidos entre as melhores famílias, entre as jovens deslumbrantes, como também nos bares e lugares não compatíveis às moças casadoiras. Convidados para batizados, casamentos, aniversários, alegrávamos as noites com bom humor, fidalguia. Jovens encaminhados na vida, considerados bons partidos, custamos a casar.

Acompanhei a vida política de Guilherme, deputado, governador, senador, prefeito de Maceió. Finalmente Ministro do Tribunal de Contas da União, aposentado se estabeleceu em Brasília, nunca esquecendo sua querida Alagoas, vez em quando às sextas feiras reúne amigos na varanda do apartamento, praia da Ponta Verde para conversas e uma rodada de uísque.

Guilherme prefeito de Maceió, fui Secretário de Desenvolvimento Urbano. Travamos campanha e briga contra qualquer tipo de poluição. Descobri ser proibido colocar qualquer tipo de placa ou outdoor na ladeira da antiga rodoviária, anunciei. a derrubada de todas as placas e outdoors, maior poluição visual, distraindo a atenção dos motoristas. Na véspera, término do expediente, recebi um telefonema de um advogado avisando, dia seguinte a Secretaria receberia uma liminar do Tribunal de Justiça cancelando a derrubada. Fiquei a pensar sozinho em meu gabinete. Tomei a decisão, convoquei os funcionários, fiscais, caminhão, às seis da manhã, antecipei, derrubamos todos outdoors, foi lindo aparecer aquela mata verde exuberante, permanece ainda hoje. A liminar chegou às minhas mãos ás nove da manhã, o serviço já estava feito. O juiz mandou me prender, Guilherme tomou as dores, assumiu ter ordenado aquela ação, me esconderam numa casa em Paripueira, passei quase uma semana naquela bela praia. Só não fui preso devido ao pulso firme de Guilherme e a competência do advogado Diógenes Tenório de Albuquerque em minha defesa.

Lembrei esse fato mostrando a firmeza de caráter, honestidade, amor à sua terra, sapiência e liderança de Guilherme Palmeira, o melhor prefeito da história de Maceió. Desculpe o Rui, ele é o segundo melhor.

Hoje Guilherme vive cercado de amigos que o admiram. Ele orgulhoso do filho, Rui Palmeira, seu herdeiro político na decência e no amor à terra, fazendo uma gestão eficiente e honesta na Prefeitura. Nos próximos quatro anos, Rui deixará Maceió no topo da cidade mais bonita do Brasil, para maior orgulho de Guilherme.