Geral

Governo mantém relação democrática com movimentos agrários

08/09/2016
Governo mantém relação democrática com movimentos agrários

O Governo de Alagoas exercita sempre a aproximação e diálogo com todos os movimentos sociais para a execução de políticas públicas que verdadeiramente representem o anseio da população. E neste sentido, representantes do Grito da Terra (Grito dos Excluídos), movimento composto por entidades representativas dos pequenos agricultores espalhados por todo o Estado e demais organizações agrárias, sentaram com o governador Renan Filho para buscar soluções de questões pontuais levadas pelo grupo.

 

Entre as reivindicações apresentadas pelas entidades representativas estão sendo resolvidas o pedido de distribuição de água para membros do Movimento dos Sem Terra (MST), no entorno do Canal do Sertão. Pleito este devidamente resolvido, por meio da intervenção do Instituto de Terras e Reforma Agrária do Estado de Alagoas (Iteral), junto à Defesa Civil que garantiu caminhões-pipa para resolver o problema dos assentados.

 

Por outro lado, os movimentos agrários solicitaram que as feiras agrárias fiquem sob a organização do Iteral. Outra solicitação prontamente aceita pelo governador Renan Filho.

Perfuração de poços em assentamentos, instalação de escola itinerante, além da inserção de produtos da agricultura familiar na merenda escolar do Estado de Alagoas (Plano Nacional de Alimentação Escolar-PNAE) constam na pauta do movimento.

 

O governador Renan Filho não hesitou em momento algum em resolver as demandas do movimento agrário e todas as pontuações tiveram o devido encaminhamento para resolução.

 

“Apenas com o diálogo é que podemos avançar. É isto que fazemos desde que chegamos no governo”, pontuou o governador Renan Filho.

 

 

Genival Oliveira, o Val, do MLST, confirmou que por outras quatro vezes sentou em mesa de discussão para debater com o próprio governador Renan Filho questões que permitam a melhoria das condições de trabalho no campo em Alagoas.

“Entramos com pautas e saímos com os devidos encaminhamentos por parte do governo. Está sendo exercida uma relação e um tratamento puramente democrático, onde o gestor senta e dialoga com os movimentos”, ressaltou a liderança, confirmando que cada pleito teve sua destinação correta para a devida solução.

 

Quem corrobora esta postura do Governo do Estado é o secretário-chefe do Gabinete Civil, Fábio Farias.

 

 

“Desde que o governador Renan Filho assumiu o comando do Governo do Estado, temos procurado atender as demandas e dar assistência a todos os movimentos sociais, fortalecendo a agricultura familiar e a relação do homem do campo com o homem da cidade. O Gabinete Civil participa desse processo como um facilitador de todas as demandas que os movimentos sociais trazem ao governo, onde todos os encontram sempre uma resposta para seus questionamentos. Nosso compromisso é continuar com o diálogo aberto, a manutenção da paz no campo e sempre pautados num tratamento digno, por parte do poder público para com os movimentos que lutam pela terra”, completou Farias.