Geral

Governo estimula a educação através da leitura nos presídios

09/09/2016
Governo estimula a educação através da leitura nos presídios
Estado oferece plena assistência educacional aos reeducandos. Fotos: Jorge Santos

Estado oferece plena assistência educacional aos reeducandos. Fotos: Jorge Santos

Propiciar o acesso ao conhecimento e transformar a vida dos alagoanos através da educação é uma das missões do Governo do Estado. A remição de pela através da leitura está prestes a ser implantada nas unidades prisionais em Alagoas graças ao trabalho integrado dos profissionais da Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) em parceria com a Secretaria de Educação (Seduc).

Desde fevereiro deste ano, quando foi publicada no Diário Oficial do Estado a Portaria nº 1.074/2016, que institui a comissão inicial para elaboração do projeto intitulado “Lêberdade – remição de pena pela leitura”, profissionais da Seris e da Seduc realizam pesquisas, trabalhos em grupo e análise de práticas de outros estados. Nesta quinta-feira (8), a comissão inicial se reuniu para discutir a elaboração da minuta da portaria para apresentar ao Poder Judiciário

A gerente de Educação, Produção e Laborterapia, Andréa Rodrigues, explica que os reeducandos que não são assistidos pela educação formal, poderão ser beneficiados.

“A remição de pena pela leitura vai alcançar pessoas que a educação formal não alcança: aqueles que já concluíram seus estudos e pessoas que não podem sair da cela por questão de periculosidade. É uma forma de garantir assistência educacional para quem tem alguma restrição”, afirmou a gestora.

Ainda segundo Rodrigues, este é o quinto encontro do grupo, que já está com os trabalhos adiantados. A gestora adianta que, dependendo da reunião que terão com representantes do Poder Judiciário, o intuito é iniciar a aplicação do projeto em janeiro de 2017.