Geral

Governo de Alagoas promove 4º GeoAlagoas

20/09/2016
Governo de Alagoas promove 4º GeoAlagoas
GeoAlagoas acontece até esta quarta-feira (21), no Centro Universitário Tiradentes. Ascom

GeoAlagoas acontece até esta quarta-feira (21), no Centro Universitário Tiradentes. Ascom

Com o intuito de fortalecer as discussões e os aprimoramentos acerca das geotecnologias e geoinformações em Alagoas, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), iniciou, na segunda-feira (19), mais uma edição do GeoAlagoas.

Durante a solenidade de abertura, no auditório do Centro Universitário Tiradentes (Unit/AL), o secretário titular da Seplag, Christian Teixeira, destacou que as informações e tecnologias geoespaciais estão, cada vez mais, sendo adotadas pelas instituições públicas. Segundo ele, é importante uma maior disponibilidade de informações geoespaciais para que haja a tomada de decisão subsidiando o desenvolvimento de políticas públicas e projetos do setor produtivo e acadêmico, em áreas como a educação, defesa civil, agropecuária, planejamento urbano e rural, segurança pública, dentre outros.

“É importante salientar que Alagoas é um Estado com uma defasagem de informações cartográficas de mais de 20 anos. Um evento do porte do 4º GeoAlagoas, vem trazer visibilidade e mostrar, a nível nacional, que apesar das dificuldades e da falta de pessoal, o Estado vem desenvolvendo produtos e tecnologias que propiciam a criação de desenvolvimento de ferramentas cartográficas e geoespaciais”, pontuou o gestor.

Realizado em parceria com o Centro Universitário Tiradentes (Unit/AL) e o com o Centro de Ciências Agrárias (Ceca/Ufal), em 2016, o IV GeoAlagoas está contando com palestras de nível nacional do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), da Embrapa e do Ibama.

Para o superintendente de Produção da Informação e do Conhecimento da Seplag e responsável pela organização do evento, Thiago Ávila, de modo geral, o GeoAlagoas já se tornou o maior encontro especializado em geotecnologias e geoinformações de Alagoas.

“A cada ano, reunimos cerca de 350 participantes, integrando técnicos e gestores da esfera pública, privada e acadêmica em torno das discussões sobre o uso das Geotecnologias, especialmente na sua aplicação para fins de planejamento e desenvolvimento de ações e projetos em nível governamental”, pontuou o superintendente.

Em 2016, segundos dados da Superintendência de Produção da Informação e do Conhecimento (Sinc) da Seplag, o evento superou as expectativas e tomou proporção grandiosa. Foram 71 trabalhos de pesquisa aceitos no Simpósio vindo de 10 estados brasileiros, centenas de participantes e diversas palestras presentes no cronograma do evento. A programação ainda conta com diversos cursos especializados, exposição de trabalhos científicos e de mapas.

O IV GeoAlagoas acontecerá até a próxima quarta-feira (21), no Centro Universitário Tiradentes (Unit/AL). O evento é aberto somente para os inscritos.