Geral

Fantasma, pressão e salvação: Timão joga seu futuro contra o Flu na arena

21/09/2016
Fantasma, pressão e salvação: Timão joga seu futuro contra o Flu na arena
Carille também joga seu futuro como técnico do time principal (Foto: Daniel Augusto Jr/ Agência Corinthians)

Carille também joga seu futuro como técnico do time principal (Foto: Daniel Augusto Jr/ Agência Corinthians)

Cristóvão Borges caiu, mas o Corinthians ainda está longe de viver dias de tranquilidade. Depois da derrota no clássico contra o arquirrival Palmeiras, o Timão tem nesta quarta-feira um jogo que pode traçar o que será dele nos últimos três meses de temporada. Com um histórico negativo em mata-matas em Itaquera, a equipe dirigida pelo interino Fábio Carille recebe o Fluminense, às 21h45 (de Brasília), pelas oitavas de final da Copa do Brasil, para dar um tempo na crise.

O empate por 1 a 1 no primeiro jogo, em Mesquita, favorece o Corinthians. O Timão avança às quartas com uma igualdade sem gols ou uma vitória por qualquer placar. Se o resultado se repetir, a decisão será nos pênaltis.

VEJA AS CHAVES DAS OITAVAS DA COPA DO BRASIL

O problema é que os números do Timão nesse formato de competição na arena não ajudam. Foram cinco eliminações consecutivas em apenas dois anos: duas pela Libertadores (Guaraní, do Paraguai, e Nacional, do Uruguai), duas pelo Campeonato Paulista (Palmeiras e Audax) e uma pela Copa do Brasil (Santos). Nesta terça-feira, a equipe sub-20 perdeu o Brasileiro da categoria para o Botafogo também em Itaquera.

Não bastasse isso, o Timão vive um momento de má relação com a torcida. No último sábado, os alvinegros vaiaram a equipe e cobraram muito a diretoria durante a derrota no Dérbi. Por conta disso, o presidente Roberto de Andrade foi à entrevista coletiva de terça-feira para pedir o apoio dos torcedores em um momento decisivo. Um novo tropeço, porém, pode piorar a relação.

 – O que a gente precisa também neste momento é o apoio do torcedor. Ele tem o direito de protestar, reclamar e vaiar, faz parte da torcida. Mas sem o apoio do torcedor fica impossível. Se com apoio já estamos com dificuldade, se eles nos abandonarem, vai ficar mais difícil – afirmou o presidente.

Com dez pontos abaixo do Palmeiras, líder do Brasileirão, o Corinthians começa a olhar para a Copa do Brasil como seu grande objetivo no segundo semestre. Caso passe pelo Fluminense, o Timão estará a apenas seis jogos do título e consequentemente da classificação para a Taça Libertadores de 2017, grande alvo nesta temporada.

Avançar significa também mais pontos para o interino Fábio Carille. Ele assume a equipe pela terceira vez na carreira, mas agora com a possibilidade de até se fixar no cargo. Tudo dependerá dos resultados obtidos nas próximas semanas. Em caso de sucesso, a diretoria cogita até abrir mão de buscar um novo técnico para a próxima temporada.

E MAIS: Presidente nega contato, mas Timão não descarta novo técnico neste ano

Próximo adversário: Fluminense
Competição: jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil (ida: Fluminense 1×1 Corinthians)
Local: Arena Corinthians, em São Paulo
Data e horário: quarta-feira, às 21h45 (de Brasília)
Escalação provável: Cássio, Fagner, Yago, Balbuena e Guilherme Arana; Camacho; Marquinhos Gabriel, Giovanni Augusto, Rodriguinho e Marlone; Romero.
Desfalques: Jean, Gustavo, Guilherme, Bruno Paulo, Pedro Henrique, Uendel e Vilson
Arbitragem: Rodolpho Toski Marques (PR) apita. Bruno Boschilia (Fifa-PR) e Ivan Carlos Bohn (PR) são os assistentes