Geral

Estudantes apresentarão projetos na Olimpíada Brasileira de Robótica

08/09/2016
Estudantes apresentarão projetos na Olimpíada Brasileira de Robótica
As 50 unidades farão uma mostra dos primeiros projetos desenvolvidos em novembro. Fotos: Valdir Rocha

As 50 unidades farão uma mostra dos primeiros projetos desenvolvidos em novembro. Fotos: Valdir Rocha

Cerca de 700 estudantes alagoanos de escolas públicas e particulares participam, neste sábado (10), a partir das 8h, no Ginásio do Sesi, da modalidade prática da etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), evento científico apoiado pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

Quatro escolas da rede estadual estão confirmadas na OBR: pela 1ª Gerência Regional de Educação (Gere), Aurelina Palmeira, localizada no Vergel, e Edmilson Pontes, do bairro do Farol; Santos Ferraz, do município de Taquarana, pela 5ª Gere; e Santos Dumont, em Rio Largo, pela 12ª Gere.

De acordo com o professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e coordenador estadual da OBR, Leonardo Viana, durante o evento, os estudantes levarão seus protótipos de robótica para simular um resgate em uma arena. As atividades acontecerão em três rodadas e os vencedores serão premiados ao final do evento.

Quem desejar trabalhar como voluntário no evento, deve se cadastrar no site do Sistema de Gerenciamento de Olimpíadas e Eventos Científicos (www.sistemaolimpo.org). A organização da OBR promove uma reunião com os voluntários na sexta-feira (9) às 14h. Mais informações podem ser encontradas no site www.obr.org.br.

Projeto Robótica – Visando propiciar aos alunos da rede estadual este contato com a ciência e a tecnologia, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) lançou, em abril deste ano, o projeto Robótica. Inicialmente, 50 unidades escolares foram contempladas com três kits completos com motores, peças, material de estudos e licença para utilização do programa, além de formação para professores e coordenadores pedagógicos.

Segundo Terence Coelho,supervisora de Práticas Pedagógicas e Organização do Currículo Escolar e coordenadora do projeto Robótica da Seduc, a participação deste ano na OBR já traz reflexos dos primeiros frutos do investimento.

“As nossas escolas começaram em abril e as inscrições da olimpíada já ocorreram em maio. Para a edição de 2017, a meta é que tenhamos a presença de 100% das unidades contempladas”, declarou Terence Coelho.

Segundo a supervisora, todas as 50 unidades farão uma mostra dos primeiros projetos desenvolvidos em novembro.