Artigos

Esforço concentrado

19/09/2016
Esforço concentrado

Mesmo em período eleitoral, que sempre prejudica o quórum, o Senado Federal vem deliberando em regime de esforço concentrado sobre temas relevantes para o País. Aprovamos a proposta que criou Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), que vem para agilizar as concessões públicas, eliminar entraves burocráticos e excesso de interferências do Estado.

O programa garante segurança jurídica aos investidores privados e estabelece regras estáveis, amplia a interação entre o Estado e a iniciativa privada por meio da celebração de contratos de parceria para a execução de empreendimentos públicos de infraestrutura e de outras medidas de desestatização.

A proposta criou o Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos da Presidência da República e também autorizou o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) a constituir e participar do fundo de apoio à estruturação de projetos.

Criamos uma comissão para levantar no país inteiro as obras inacabadas. Vamos criar critérios para que possamos retomar essas obras, gerando emprego e renda e apontando o rumo do investimento em infraestrutura.

Aprovamos ainda a proposta que reduziu de 39 para 24 o número de ministérios na nova estrutura do Executivo federal. A medida, que promove uma reforma administrativa na administração pública direta, foi editada nos primeiros dias do governo interino de Michel Temer.

A MP recriou o Ministério da Cultura, mas extinguiu os Ministérios da Previdência Social, do Desenvolvimento Agrário e da Ciência e Tecnologia. Também foi extinto o Ministério das Comunicações com a incorporação de suas atribuições ao novo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações.

Já a Secretaria de Política para as Mulheres foi restituída ao Ministério da Justiça, que agora também inclui os temas relacionados à igualdade racial e aos direitos humanos. A pasta passa a se chamar Ministério da Justiça e Cidadania. A medida determinou também que a Previdência Social fosse incorporada ao Ministério da Fazenda.

A Controladoria-Geral da União (CGU) foi transformada em Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle. E a Secretaria da Micro e Pequena Empresa fica com a Secretaria de Governo da Presidência da República, bem como a Secretaria Nacional da Juventude e o Conselho Nacional da Juventude. São ações importantes para recuperar a economia interna.