Geral

Detran/AL promove palestra para grupos sociais com o propósito de salvar vidas

22/09/2016
Detran/AL promove palestra para grupos sociais com o propósito de salvar vidas
Detran promoveu palestra no Caps e no Centro de Referência de Assistência. SocialAscom

Detran promoveu palestra no Caps e no Centro de Referência de Assistência. SocialAscom

Alertar a sociedade sobre os direitos e deveres no trânsito é uma das principais missões do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL). Com o intuito de disseminar essa informação, a equipe de educação para o trânsito da autarquia promoveu na tarde de quarta-feira (21) uma palestra no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) localizados no bairro do Jacintinho.

O evento alusivo à Semana Nacional de Trânsito (SNT) comemorada de 18 a 25 de setembro, também contou com a apresentação teatral baseada no tema “Eu sou mais + 1 por um trânsito mais seguro”. A intervenção teatral abordou situações vividas por todos os integrantes do trânsito, incluindo os pedestres, ciclistas, motociclistas, passageiros e condutores, ressaltando a importância da mudança de comportamento para tornar o trânsito mais humano e seguro.

“É muito gratificante e importante levar a informações de segurança no trânsito abordando a educação nesses dois grupos, um que desenvolve trabalhos para pessoas da terceira idade e o outro que é voltado para pessoas com transtornos mentais. Elas fazem parte de uma sociedade a qual precisam saber os seus direitos e deveres no trânsito. Precisamos alertar que o pedestre também pode provocar um acidente quando não atravessa na faixa”, enfatizou a subchefe de educação para o trânsito e pedagoga, Ana Buarque.

A palestra contou com a presença de universitários que realizam um estudo e parentes dos pacientes que fazem parte dos grupos sociais. Por uma nova Alagoas, o Detran/AL está intensificando tanto as ações educativas em escolas públicas e particulares quanto as fiscalizações de trânsito no interior do Estado com o objetivo de salvar vidas e reduzir o índice de acidentes com vítimas fatais.