Cidades

Concluída concretagem de pilares e encontros do viaduto de Jacarecica

15/09/2016
Concluída concretagem de pilares e encontros do viaduto de Jacarecica
Agência Alagoas

Agência Alagoas

A construção de uma nova Alagoas passa pela AL-101 Norte, uma das principais vias de escoamento da produção agrícola, importante ligação a outros estados do Nordeste e essencial ao desenvolvimento econômico do Estado. O governo estadual, por meio da Secretaria de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand), trabalha na duplicação desta rodovia.

Nesta semana foi concluída a concretagem dos encontros e pilares do viaduto de Jacarecica e iniciada a sondagem para início das obras da ponte sobre o rio de mesmo nome, que receberá o processo de estaqueamento metálico já na próxima semana.

“A obra de duplicação da AL-101 Norte segue em seu ritmo programado. Concluímos os serviços da mesoestrutura do viaduto de Jacarecica e iniciamos o processo de sondagem para as obras da ponte sobre o rio Jacarecica, que terá o processo de cravação metálica já na próxima semana”, explicou o secretário executivo de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Alcides Tenório.

As obras no elevado do bairro estão agora na fase de execução das vigas superiores transversinas, que também compõem a estrutura intermediária do viaduto, responsável tanto pelo suporte do asfalto como pela fixação da obra no terreno.

Além disso, foram concluídas as obras de construção dos muros de contenção ao longo da via e seguem em andamento os serviços de realocação da rede elétrica e a construção das galerias pluviais para o sistema de drenagem da pista.

Via Azul

A primeira etapa de duplicação da AL-101 Norte terá, aproximadamente, 6 km de extensão e contará com ciclovia em todo o trecho, além de iluminação pública, sinalização, canteiro central com iluminação, passarelas e dois viadutos, um na Avenida Pierre Chalita e outro na Avenida Josepha de Mello.

Os benefícios da obra são inúmeros. Além de melhorar a fluidez do trânsito, a nova via vai garantir mais segurança aos motoristas e pedestres, contribuindo ainda com o fortalecimento do turismo e impulsionando a expansão imobiliária na região. A obra está prevista para ser concluída até o fim de 2017.