Geral

Com acesso do CSA, Coruripe garante vaga na disputa da Série D em 2017

05/09/2016
Com acesso do CSA, Coruripe garante vaga na disputa da Série D em 2017
Coruripe e Murici disputaram o terceiro lugar do estadual em 2016 (Foto: Jailson Colácio/Assessoria Murici)

Coruripe e Murici disputaram o terceiro lugar do estadual em 2016 (Foto: Jailson Colácio/Assessoria Murici)

O futebol respira em Alagoas. Em 2017, o estado terá cinco representantes espalhados pelas divisões do Campeonato Brasileiro – um a mais que nesta temporada. A confirmação se deu na tarde desse domingo. O CSA se garantiu na Série C, ao levar a melhor nas quartas de final da Quarta Divisão contra o Ituano; assim, deixa um lugar aberto na D. E ele já tem dono. Atual quarto colocado no Campeonato Alagoano, o Coruripe herda a vaga do Azulão. 

O regulamento atual da Série D deixa definidos os times na competição por duas temporadas, por isso não será preciso esperar até o próximo Campeonato Alagoano para saber quem serão os representantes de Alagoas. A escolha da nova vaga aberta poderia se dar através de um campeonato local durante o segundo semestre, mas os times optaram por não realizá-lo. No regulamento do estadual 2016, a FAF deixou o formato esclarecido no artigo 13, parágrafo primeiro (confira na imagem abaixo).

– Os clubes não quiseram um campeonato agora no segundo semestre porque muitos alegam que não há estrutura para mais despesa. Então um outro torneio não foi acolhido. O pessoal quis que a disputa do terceiro lugar do Campeonato Alagoano de 2016 definisse a vaga para a Copa do Brasil e Série D. Isso foi definido logo no conselho arbitral – explicou o diretor de competições da FAF, Luciano Sampaio.

Regulamento Série D - Alagoas (Foto: Reprodução/Federação Alagoana de Futebol)

Conselho arbitral do Campeonato Alagoano definiu as diretrizes logo no começo do ano (Foto: Reprodução/FAF)

Além do Hulk, o Murici segue na Quarta Divisão. Neste ano, o Alviverde (terceiro colocado no estadual) participou do torneio pela primeira vez em sua história. Não avançou de fase, terminou com o terceiro lugar do Grupo A9, com duas vitórias, dois empates e duas derrotas, totalizando oito pontos, atrás do Campinense e do Fluminense de Feira. 

Fim de semana positivo

O CRB briga na Segundona para subir para a Série A. Neste sábado, viajou até Criciúma, arrancou um empate no fim do jogo e se mantém no G-4, na quarta posição. O ASA, quinto colocado do grupo A da Série C, quer avançar para a próxima etapa da competição, mas o empate deste domingo por 1 a 1 com o Fortaleza, garantiu, ao menos, a permanência na Terceirona.