Geral

Central de Transplantes de Órgãos realiza ação de conscientização no HGE

28/09/2016
Central de Transplantes de Órgãos realiza ação de conscientização no HGE
Reprodução

Reprodução

A fila de espera em Alagoas para receber um transplante de córnea, rim ou coração chega a 265 pessoas. E para diminuir a agonia dessa espera por aqueles que necessitam de órgão, a Central de Transplante do Estado realizou, nesta quarta-feira (28), uma ação de conscientização no Hospital Geral do Estado (HGE), no bairro Trapiche, em Maceió.

E durante a ação, a dona de casa Maria Aparecida da Conceição, 65 anos, autorizou a doação das córneas do marido, o agricultor aposentado Cícero Basílio da Costa, 66 anos. Ele sofreu um infarto e estava internado no HGE.

“Os profissionais da equipe da Central de Transplante de Alagoas me falaram, durante a entrevista, sobre a importância da doação de córnea, e fico feliz em saber que continua um pedacinho vivo do meu marido na terra. Tomei essa atitude porque ele sempre foi uma pessoa muito boa e gostava de ajudar ao próximo. Mesmo com a sua partida, ele vai continuar ajudando”, disse Maria da Conceição.

Após a entrevista, ela disse que, “a partir de agora também se considera uma doadora de órgãos, por saber que, de alguma forma, continuamos vivos e temos a possibilidade de salvar vidas”, salientou a dona de casa Maria da Conceição, que acompanhou o marido no Hospital Geral do Estado.

Lisieux Ferro, assistente social da Central de Transplantes de Alagoas, disse que a ação foi realizada no HGE por ser a maior unidade de saúde do Estado e recebe vítimas de trauma, urgência e emergência. “O HGE é onde temos o maior número de mortes cerebrais e, por isso, a importância de conversarmos com as famílias, para que eles possam salvar vidas e, assim diminuamos a fila de espera por um transplante”, destacou a assistente social.

Durante a panfletagem, a manicure Maria Cícera Soares foi abordada pelos profissionais da Central de Transplantes de Alagoas e declarou que era doadora de órgãos. “Eu concordo com a atitude da doação de órgãos e já comuniquei a minha família que sou doadora. Sei que é importante esse gesto e, com uma doação, podemos salvar várias vidas”, evidenciou.