Cidades

Cadeia produtiva do gás natural veicular ganha reforço em Alagoas

02/09/2016
Cadeia produtiva do gás natural veicular ganha reforço em Alagoas
entro de Inspeção Veicular e Laudo Automotivo (Cila) do bairro Cidade Universitária já está atendendo à demanda local de vistorias dos carros movidos a gás natural.  Divulgação

Centro de Inspeção Veicular e Laudo Automotivo (Cila) do bairro Cidade Universitária já está atendendo à demanda local de vistorias dos carros movidos a gás natural. Divulgação

Alagoas conta com mais um órgão responsável pela inspeção de carros movidos a gás natural. Localizado no bairro Cidade Universitária, o Centro de Inspeção Veicular e Laudo Automotivo (Cila) já está atendendo a parte da demanda local, referente às vistorias dos carros com sistema de gás natural veicular (GNV).

Os usuários de GNV devem realizar inspeções anualmente em empresas técnicas capacitadas para esse tipo de serviço e autorizadas pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Para o engenheiro mecânico do Cila, Carlos Ayron, o centro diminuirá o prazo que os usuários do GNV aguardam para realizar uma vistoria.

“Atualmente, os organismos de inspeção têm pouca capacidade de atendimento dos consumidores de GNV no Estado e, com um novo centro de inspeção, temos mais uma empresa capacitada no mercado para prestar o serviço a esse público”, afirma Carlos Ayron.

De acordo com distribuidora alagoana de gás natural, a Algás, o novo centro fortalece a cadeia produtiva do combustível em Alagoas. “Com mais uma empresa para vistorias, o consumidor terá outra opção para manter seu carro movido a GNV com tudo regularizado”, pontua o gerente comercial da Algás, Fabio Sousa.

Vantagens

Entre os benefícios do gás natural veicular, o gerente comercial destaca a rentabilidade e a economia desse energético em comparação com a gasolina e o etanol. “Em relação aos combustíveis líquidos, a economia pode ser de até 50%. Ele também é considerado o combustível fóssil mais limpo e impossível de ser adulterado do mercado”, afirma Fábio Sousa.

Para quem deseja adaptar seu veículo, é preciso procurar uma empresa instaladora autorizada pelo Inmetro. A lista de oficinas autorizadas pode ser encontrada no site da Companhia, no endereço www.algas.com.br.