Geral

Avanços do Água Doce são entregues ao Ministério do Meio Ambiente

02/09/2016
Avanços do Água Doce são entregues ao Ministério do Meio Ambiente
Durante o encontro, equipe da Semarh apresentou as ações e resultados obtidos na execução do convênio celebrado junto ao governo federal. Nigel Santana

Durante o encontro, equipe da Semarh apresentou as ações e resultados obtidos na execução do convênio celebrado junto ao governo federal. Nigel Santana

Alagoas é um dos dez estados que desenvolve, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, o Programa Água Doce (PAD). Ao colocar como medida transparente de manter o governo federal informado sobre os investimentos, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) encaminhou as metas pactuadas ao ministério, durante a execução do programa no Estado.

Os informes relacionados aos investimentos foram entregues pela secretária de Gestão Interna da Semarh, Michelle Beltrão, ao secretário de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente, Ricardo Soavinski.

A secretária de Gestão Interna informou que o Água Doce em Alagoas tem se notabilizado por promover o acesso à água de qualidade por meio de sistemas de dessalinização. Segundo Michelle Beltrão, o governo tem uma meta arrojada de até o fim deste ano implantar 30 dessalinizadores.

“As obras civis estão ocorrendo em 15 municípios alagoanos, localizados na região do semiárido. Em nosso recente acompanhamento, constatamos que as obras estão parcialmente concluídas”, explicou Michelle Beltrão, que participou encontro que aconteceu em Aracaju com Ministério do Meio Ambiente, no período de 23 a 26 de agosto.

Durante o encontro, a equipe da Semarh apresentou as ações e resultados obtidos na execução do convênio celebrado junto ao governo federal.

“Outros 71 sistemas de dessalinização estão em fase de contratação. A previsão é que os trabalhos iniciem ainda este ano e sejam encerrados no fim de 2017. O governo tem atuado fortemente para levar aos municípios investimentos em obras que devem melhorar o acesso à água, principalmente na região do Agreste e sertão”, considera Michelle Beltrão.

Obras

Levantamento do Programa Água Doce em Alagoas mostra que atualmente os sistemas de dessalinização estão sendo implementados nos municípios de Santana do Ipanema, Pariconha, Carneiros, Inhapi, Mata grande, Ouro Branco, Poço das Trincheiras, São José da Tapera, Pão de Açúcar, Maravilha, Cacimbinhas, Olho d’Água do Casado, Igaci, Estrela de Alagoas e Major Isidoro.