Cidades

Arsal acompanha pesquisa de vazamento de Gás Natural em todo Estado

05/09/2016
Arsal acompanha pesquisa de vazamento de Gás Natural em todo Estado
Sistema de distribuição de gás natural atende 9.034 unidades consumidoras em Alagoas. Ascom

Sistema de distribuição de gás natural atende 9.034 unidades consumidoras em Alagoas. Ascom

Toda a rede de distribuição de Gás Natural Canalizado do Estado será inspecionada por meio de uma Pesquisa Anual de Vazamento, realizada pela Gás de Alagoas S.A. (Algás), com o acompanhamento dos técnicos da Agência Reguladora de Serviços Públicos (Arsal). O procedimento ocorrerá a partir desta terça-feira 6 de setembro até o dia 7 de outubro.

A inspeção acontecerá em 40 unidades consumidoras dos segmentos residenciais e comerciais, previamente definidas pela Arsal, nos 28 postos automotivos de Gás Natural Veicular (GNV), 15 indústrias, uma base de compressão, uma unidade de co-geração e 15 estações do sistema de distribuição de gás, nos municípios de Maceió, Penedo, Rio Largo, Atalaia, Pilar, Santa Luzia do Norte, Satuba e Marechal Deodoro.

A pesquisa anual foi instituída pela Agência Reguladora como forma de prevenir a ocorrência de incidentes, minimizar os riscos, garantir a continuidade do fornecimento de gás canalizado e maior segurança aos usuários do serviço.

Este é o oitavo ano da realização da pesquisa. Durante o procedimento, todos os pontos de possíveis vazamentos são testados e, caso algum seja identificado, é quantificada a concentração de gás existente, avaliado o grau de risco e feitos os reparos necessários para eliminar o problema, no prazo máximo de até uma hora.

Ao final do trabalho, um relatório produzido pela Algás é entregue à Arsal, que irá avaliar se todos os procedimentos estabelecidos foram executados corretamente.

O sistema de distribuição de gás natural atende 9.034 unidades consumidoras em Alagoas, sendo 29 indústrias, 31 postos automotivos, 547 estabelecimentos comerciais, 8.423 unidades residenciais (condomínios, prédios) e quatro unidades de co-geração (que utilizam o gás para geração de energia), em oito municípios: Maceió, Penedo, Rio Largo, Atalaia, Pilar, Santa Luzia do Norte, Satuba e Marechal Deodoro.

Para informações acerca dos serviços prestados na área de Gás Natural Canalizado, qualquer cidadão pode ligar para o 3315-2514 (Gerência de Gás da Arsal). Sugestões, reclamações ou denúncias podem ser formuladas por meio da Ouvidoria, pelo telefone de discagem gratuita 0800 284-0429 (segunda a sexta, das 8 às 14h) ou na página eletrônicawww.arsal.al.gov.br.