Geral

Alagoas conquista duas medalhas no judô nos Jogos Escolares da Juventude

22/09/2016
Alagoas conquista duas medalhas no judô nos Jogos Escolares da Juventude
Maria Eduarda se emocionou com seu desempenho nos jogos.Fotos: Fabiana de Mutiis/Luiz Cerqueira(Faju)/ Wander Roberto-Exemplus (COB)​

Maria Eduarda se emocionou com seu desempenho nos jogos.Fotos: Fabiana de Mutiis/Luiz Cerqueira(Faju)/ Wander Roberto-Exemplus (COB)​

Alagoas conquistou duas medalhas no judô na etapa infantil (12 a 14 anos) dos Jogos Escolares da Juventude (JEJ), que acontece até o próximo dia 29, em João Pessoa-Paraíba. Maria Eduarda Mata, atleta da Escola Estadual Saturnino Souza, de Matriz do Camaragibe, foi ouro no feminino, enquanto Adilson Verdino, aluno da Escola Estadual Theonilo Gama, de Maceió, foi bronze no masculino.

Treinada pelo sensei Júlio Mota, Maria Eduarda foi ouro na categoria Meio Leve (abaixo de 44kg) vencendo judoca do Mato Grosso do Sul. Na infância, a mãe tentou matriculá-la no ballet, mas a menina, desde cedo, deixou claro que gostava mesmo era de judô. A conquista desta quinta-feira, 22, mostra que a escolha não poderia ter sido melhor.

“Treino desde os 6 anos de idade e para mim foi uma emoção muito grande, pois acreditei no meu potencial e conquistei esta medalha. Minha mãe está muito feliz lá em Matriz. Agora, vamos continuar treinando, pois temos muitas competições pela frente”, fala Maria Eduarda.

Já Adilson Verdino conquistou a medalha de bronze na categoria 53 kg. Aluno do professor Ricardo Sérgio Santos, técnico da equipe Alagoas, ele ​lutou seis vezes e perdeu apenas uma luta. Ganhou a primeira do Amapá; perdeu a segunda contra a Paraná; ganhou na repescagem do Pará e depois de Pernambuco e Rio Grande do Sul e, por fim, conquistou o bronze na disputa contra Rondônia.

“Esta é minha primeira participação nos Jogos Escolares e estou muito feliz. Treino todos os dias, mas não imaginava subir ao pódio”, comemorou o atleta, que já ligou para toda a família para contar o feito.

Além de Maria Eduarda e Adilson, Alagoas foi quinto lugar com Iasmyn Medeiros, atleta do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) campus Piranhas e Luiz Filipe Alves, da Escola Theonilo Gama.

Para o professor e também diretor técnico adjunto da Federação Alagoana de Judô (Faju), Ricardo Sérgio Santos, a conquista é a prova de que é possível avançar e conquistar ótimos resultados quando há dedicação e muito trabalho.

“Estas conquistas são fruto de projetos esportivos sociais desenvolvidos pela federação em todo o estado e mostram que é possível alcançar resultados ainda melhores”, diz o professor que há dez anos coordena projeto para atender estudantes da rede pública no Jacintinho.