Geral

Ação preventiva de saúde atende 100% das custodiadas do Presídio Santa Luzia

23/09/2016
Ação preventiva de saúde atende 100% das custodiadas do Presídio Santa Luzia
Testes rápidos de saúde são constantemente feitos nas unidades prisionais.   Ascom

Testes rápidos de saúde são constantemente feitos nas unidades prisionais. Ascom

Garantir a assistência médica e promover a saúde de toda a população carcerária são atribuições levadas a sério pela atual gestão da Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris). No sistema prisional alagoano, a Gerência de Saúde da Seris desenvolve periodicamente iniciativas com a finalidade de conscientizar sobre as formas de contágio dos vírus e mostrar alternativas para prevenção contra doenças sexualmente transmissíveis.

Nesta semana foram concluídos os testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite B e C com as internas do Presídio Feminino Santa Luzia, totalizando 216 atendimentos, o que representa 100% de assistência médica para as custodiadas que cumprem pena em Alagoas. O êxito da iniciativa foi possível graças ao empenho da Gerência de Saúde que mobilizou enfermeiras e agentes penitenciários. Todo o atendimento ocorreu de forma individualizada.

De acordo com a coordenadora de enfermeira da Seris, Polyanna Teixeira, o trabalho desenvolvido periodicamente nas unidades prisionais é fundamental para evitar a proliferação de doenças e promover a dignidade no cumprimento das penas. “Neste semestre já atendemos mais de dois terços da população carcerária. Mas vale lembrar que as ações transcendem a unidade, já que os internos disseminam o conhecimento para suas visitas”, lembra.

A propagação do vírus é no sistema prisional pode ocorrer com mais facilidade em razão do ambiente de confinamento. A reeducanda Sara de Oliveira destaca a atenção dada pela equipe de enfermagem. “As profissionais sempre passam instruções e orientações para evitar o contágio com vírus. É importante saber que os servidores estão preocupados com a nossa saúde, isso torna o tratamento mais digno aqui no Presídio Santa Luzia”, comenta.

 Os testes rápidos duram no máximo 15 minutos. A finalidade é detectar patologias de vírus transmissíveis por relações sexuais, tatuagens e drogas injetáveis. Todos os medicamentos e materiais para fazer os testes rápidos foram obtidos por meio de uma parceria entre o Governo de Alagoas e a Prefeitura de Maceió. Na próxima semana o atendimento será feito no Presídio Baldomero Cavalcanti.