Cidades

12 mil vazamentos de água são eliminados das ruas de Maceió

01/09/2016
12 mil vazamentos de água são eliminados das ruas de Maceió
rabalho é uma solicitação antiga da população.Fotos: Ascom Casal

rabalho é uma solicitação antiga da população.Fotos: Ascom Casal

As ruas da capital alagoana tiveram 12.676 vazamentos de água retirados pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), no período de agosto de 2015 a julho de 2016. O trabalho foi realizado por técnicos da própria companhia e de três empresas contratadas, ainda em 2015, para fazer esse serviço, o que resultou em redução de perdas e manutenção da pressão nas redes.

“A redução da quantidade de vazamentos na capital era um apelo da população e se tornou um compromisso nosso na Casal, quando assumimos a presidência, no início do ano passado. É também um compromisso nosso e do governador Renan Filho a melhoria dos serviços de saneamento como um todo, não só na questão que envolve água, mas coleta e tratamento de esgoto”, frisou o presidente da companhia, Clécio Falcão.

Por dia, equipes das três empresas percorrem cerca de 150 quilômetros de ruas e avenidas da capital para identificar os vazamentos. Depois disso, o fato era comunicado a uma das três gerências da Casal em Maceió, que autorizava e supervisionava a realização do serviço. O tempo médio para retirada dos vazamentos em Maceió é de 48 horas.

“Isso significa que nos antecipamos ao comunicado que geralmente é feito pela própria população ao nosso serviço de Call Center. Dessa forma, reduzimos as perdas e melhoramos o atendimento à população”, comentou o presidente Clécio Falcão.

O trabalho por meio das três empresas licitadas começou em agosto de 2015 e foi dividido nas três áreas gerenciais da companhia: Unidade de Negócio (UN) Jaraguá, que inclui todos os bairros da parte baixa da cidade; Unidade de Negócio (UN) Farol, que inclui os bairros do Farol e adjacências; e Unidade de Negócio (UN) Benedito Bentes, que abrange todo o Tabuleiro do Martins e o Complexo Benedito Bentes.

Essas três áreas foram atendidas, respectivamente, pelas empresas MC Construções, Mult Construções e Michele Construções. Na região da UN Jaraguá, no período de agosto de 2015 a julho de 2016, foram sanados 3.339 vazamentos de água. No mesmo período, na região da UN Farol, foram retirados 4.474 vazamentos, enquanto na área de abrangência da UN Benedito Bentes foram encerrados 4.863.

Em Maceió, para informar à Casal um vazamento de água, basta ligar de qualquer telefone fixo, gratuitamente, para o número 0800 082 0195 ou, a partir de telefone fixo ou celular, para o número 3215-4100.