Geral

Tempestade tropical se aproxima de estado mexicano

08/08/2016
Tempestade tropical se aproxima de estado mexicano
Tempestade avança a 20 km/h com ventos constantes de 85 km/h (Foto: AFP)

Tempestade avança a 20 km/h com ventos constantes de 85 km/h (Foto: AFP)

A tempestade tropical Javier avançou nesta segunda-feira (8) pelo Oceano Pacífico e está a menos de 200 quilômetros do Cabo San Lucas, no estado da Baixa Califórnia do Sul, de acordo com o Serviço Meteorológico Nacional (SMN).

Conforme o relatório mais recente do organismo, às 7h (9h em Brasília), Javier estava 160 quilômetros ao sudeste do Cabo San Lucas e a 295 quilômetros ao sudoeste de Mazatlán, em Sinaloa. A tempestade avança na direção noroeste a 20 km/h com ventos constantes de 85 km/h e sequências de 100 km/h.

Segundo a previsão do órgão, Javier não se transformará em furacão, mas continuará em direção ao norte do México e praticamente paralelamente a costa, tocando a terra no nordeste da Baixa Califórnia do Sul como tempestade tropical entre terça e quarta-feira.

O órgão criou um cinturão de prevenção para minimizar os efeitos do furacão em Cabo San Lucas, Todos Santos e Los Barriles, todos na Baixa Califórnia do Sul, e outra área de vigilância em vários pontos do estado. A recomendação é de que a população continue acompanhando as instruções da Defesa Civil e aumente as medidas de precaução.

Ontem o governo estadual anunciou a suspensão das aulas e nesta segunda-feira foi proibida qualquer atividade de navegação ou recreação no mar.