Geral

Técnicos da UPA de Delmiro Gouveia são capacitados para atender vítimas de infarto

05/08/2016
Técnicos da UPA de Delmiro Gouveia são capacitados para atender vítimas de infarto
Iniciativa visa agilizar o atendimento a vítimas de infarto agudo do miocárdio. Divulgação

Iniciativa visa agilizar o atendimento a vítimas de infarto agudo do miocárdio. Divulgação

Técnicos da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Delmiro Gouveia foram capacitados pela equipe do Programa Estadual de Telemedicina para atender vítimas de infarto. O treinamento ocorreu nesta sexta-feira (5), no município sertanejo e foi promovido pela equipe do Hospital do Coração de Alagoas (HCor/AL).Criado em abril deste ano, o Programa Estadual de Telemedicina foi lançado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) para agilizar o atendimento a vítimas de infarto agudo do miocárdio.

Criado em abril deste ano, o Programa Estadual de Telemedicina foi lançado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) para agilizar o atendimento a vítimas de infarto agudo do miocárdio.

Por meio do serviço, qualquer paciente que chegar à unidade com suspeita de infarto, será atendido e submetido a um eletrocardiograma, cujo resultado será transmitido via internet para o HCor/AL, que irá informar qual o procedimento deve a ser adotado.

“Na UPA de Delmiro Gouveia, o paciente é submetido a um eletrocardiograma para diagnosticar a possibilidade de infarto e começar as primeiras etapas do tratamento, com administração de medicamentos. Depois que o paciente for estabilizado, ele é encaminhado para o HGE (Hospital Geral do Estado), onde os procedimentos necessários terão sequência, como por exemplo, a realização de um cateterismo”, explicou a secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska.

A gestora da saúde estadual enfatizou, ainda, que esse programa tem trazido grandes benefícios para a saúde do alagoanos. “Com o Telemedicina temos condições de levar mais qualidade no atendimento para a população do interior, que vive distante da capital, além de dar mais celeridade no diagnóstico, que é o grande segredo para o tratamento de pacientes infartados. Isso porque, quanto mais rápido for identificada a gravidade do problema, maiores são as chances de salvar essa vida”, afirmou Wyszomirska.