Geral

Sesau realiza seminário para discutir problemas voltados ao suicídio

31/08/2016
Sesau realiza seminário para discutir problemas voltados ao suicídio
Seminário discutirá ações para fortalecer a implantação da Rede de Atenção Psicossocial desenvolvendo políticas públicas na saúde. Reprodução

Seminário discutirá ações para fortalecer a implantação da Rede de Atenção Psicossocial desenvolvendo políticas públicas na saúde. Reprodução

Para discutir um problema que vem sendo apontando como a epidemia do século XXI, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realizará o seminário: Conversando sobre o Suicídio: A Epidemia Silenciosa. O evento, que será aberto ao público, ocorrerá no dia 9 de setembro, a partir das 8h, no auditório do Conselho Regional de Psicologia de Alagoas (CRP/AL), no bairro do Pinheiro, em Maceió.

Para produzir o evento, a Supervisão de Atenção Psicossocial da Sesau tomou como base um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS), que concluiu que 800 mil pessoas são vítimas de suicídio a cada ano. Esse número é considerado alto, pois representa, anualmente, cerca de 7% da população mundial estará exposta ao luto por suicídio.

De acordo com a supervisora de Atenção Psicossocial da Sesau, Paula Vilhena, o seminário discutirá ações para fortalecer a implantação da Rede de Atenção Psicossocial desenvolvendo políticas públicas na saúde. “A OMS e o Ministério da Saúde consideram o suicídio e as tentativas como um problema mundial e recomendam que sejam desenvolvidas ações de prevenção, intervenção e monitoramento dos casos para compreensão da necessidade de inserção e implantação de políticas públicas”, destacou a supervisora.

Foto: Clara Cleto

Paula Vilhena ainda destacou que o índice de suicídio tem aumentado e se constituído em um problema de saúde pública. “O suicídio em seus diferentes contextos culturais é compreendido como um fenômeno complexo, violento, invisível, pouco conhecido e está presente entre jovens, idosos, portadores de doenças crônicas, trabalhadores rurais e indígenas. Por isso, o tema merece um debate maior para prevenir os danos e as consequências que refletem em todas as áreas da sociedade”, salientou a gestora.

Campanha Setembro Amarelo

A campanha ocorre desde 2014 no Brasil, por meio do Centro de Valorização da Vida, do Conselho Federal de Medicina e da Associação Brasileira de Psiquiatria. O propósito é conscientizar e prevenir o suicídio, além de alertar a população a respeito da realidade do problema no País.