Geral

Sesau realiza Cooperação Técnica em municípios na área da Vigilância Epidemiológica

01/08/2016
Sesau realiza Cooperação Técnica em municípios na área da Vigilância Epidemiológica
Técnicos da Sesau estão desenvolvendo estratégias especificas para reverter essa situação e melhorar o atendimento à população. Fotos: Olival Santos

Técnicos da Sesau estão desenvolvendo estratégias especificas para reverter essa situação e melhorar o atendimento à população. Fotos: Olival Santos

Para continuar fortalecendo os serviços oferecidos pelos municípios, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) está realizando a etapa de monitoramento do Projeto de Integração entre a Vigilância Epidemiológica e a Atenção Básica, iniciado em 2015. A ação está sendo realizada, inicialmente, em 20 municípios do Estado que assinaram Termo de Cooperação Técnica com o Estado e necessitam melhorar indicadores em relação a dez doenças.

Para isso, técnicos da Sesau estão desenvolvendo estratégias especificas para reverter essa situação e melhorar o atendimento à população. As doenças que estão tendo maior atenção dos entes públicos para modificar o perfil epidemiológico são tuberculose, hanseníase, AIDS, leishmaniose, hepatites virais, sífilis congênita, diarreia, esquistossomose, hipertensão e diabetes.

De acordo com Ednalva Araújo, coordenadora do Projeto de Cooperação Técnica da Sesau, essa iniciativa foi bem recebida, tanto pelos secretários municipais de Saúde como pelos médicos e enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde (UBSs).  “Com as equipes da Sesau fazendo essas visitas, podemos ver as reais dificuldades em cada cidade e dialogar com profissionais que estão lidando diariamente com essa situação, além de colocar em prática novas ideias e propostas para melhor adaptá-las à realidade daquele município”, relatou a coordenadora.

Resultados – Ednalva Araújo destaca que no primeiro ano de efetivação do projeto o município de São Miguel dos Campos apresentou uma melhora significativa em relação à esquistossomose, doença que causava maior preocupação.

“Nessa segunda etapa do projeto de monitoramento das ações desenvolvidas nos municípios, a cidade de São Miguel dos Campos conseguiu identificar os pacientes que possuem a doença e realizar um tratamento intensivo e isso resultou na cura de mais de 80% dos pacientes”, evidenciou Ednalva Araújo.Outro município que obteve resultados positivos foi Canapi, que tinha uma situação preocupante em relação ao diagnóstico da tuberculose.

“Ano passado não existia praticamente nenhum caso registrado da doença e esse ano já passam de 40 casos registrados de tuberculose. Isso mostra que a doença existia, mas estava silenciosa. Com o incentivo para a detecção, vemos que as iniciativas realizadas pelo município estão dando certo. Porque o importante é realizar o diagnóstico precoce e assegurar assistência aos pacientes e manter o monitoramento desse agravo”, constatou a coordenadora.

Outros municípios que assinaram o Termo de Cooperação Técnica e já estão em fase de monitoramento são: Marechal Deodoro, Cacimbinhas, Atalaia, Santana do Mundaú, São José da Tapera, União dos Palmares, Capela, São José da Laje, Quebrangulo, Pão de Açúcar, Rio Largo, Olho d’Água das Flores, Mata Grande, Murici, Pilar, Branquinha e Tanque d’Arca.