Geral

Sesau fará panfletagem para alertar população sobre os riscos do tabagismo

27/08/2016
Sesau fará panfletagem para alertar população sobre os riscos do tabagismo
O tabaco, segundo a OMS, contribui para o surgimento de doenças como ataques cardíacos, derrames, câncer e enfisema. Divulgação

O tabaco, segundo a OMS, contribui para o surgimento de doenças como ataques cardíacos, derrames, câncer e enfisema. Divulgação

Em alusão ao Dia Nacional Combate ao Fumo, que acontece na segunda-feira (29), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realiza uma panfletagem no Calçadão do Comércio, em frente ao prédio do antigo Produban, no Centro de Maceió.

Com a iniciativa, o Programa Estadual de Combate ao Tabagismo irá alertar a população sobre os males causados pelo fumo, que é um dos principais fatores de risco para o surgimento de casos de câncer de pulmão.

O tabaco, conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), contribui para o surgimento de várias doenças, como ataques cardíacos, derrames, câncer e enfisema. Essas doenças são responsáveis por mais de 50% das mortes no mundo. No Brasil, o câncer de pulmão é o tipo de tumor mais letal e a principal causa de óbitos evitáveis.

Se comparado aos não fumantes, os usuários de tabaco têm cerca de 20 a 30 vezes mais risco de desenvolver a doença. O Ministério da Saúde (MS) e os estados têm viabilizado ações para reduzir o número de fumantes. E Alagoas está entre os que tiveram uma redução considerável. Ações voltadas para combater o tabaco têm contribuído para reduzir o número de fumantes.

A coordenadora do Programa Estadual de Combate ao Tabagismo, Vetrúcia Teixeira, afirmou que a Sesau tem investido em atividades voltadas para reduzir o número de fumantes, como palestras em empresas, escolas, órgãos públicos e capacitações.

Ainda de acordo com ela, o Estado tem estimulado os municípios a implantarem os Núcleos de Controle do Tabagismo.

Até agora os núcleos estão instalados em Arapiraca, Belo Monte, Girau do Ponciano, Maceió, Palmeira dos Índios, Teotônio Vilela, Junqueiro, Quebrangulo, Campo Alegre, Messias e Piaçabuçu.

O Dia Nacional de Combate ao Fumo foi instituído pela Lei N° 7.488, de 1986. A Lei foi criada para conscientizar e mobilizar a população sobre os riscos decorrentes do uso do cigarro.