Geral

Sesau capacitará técnicos municipais sobre tratamento de fumantes

11/08/2016
Sesau capacitará técnicos municipais sobre tratamento de fumantes
Sesau promove capacitação para profissionais sobre abordagem intensiva no tratamento de fumantes. (Foto: Carla Cleto)

Sesau promove capacitação para profissionais sobre abordagem intensiva no tratamento de fumantes. (Foto: Carla Cleto)

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promove capacitação para os profissionais da 4ª região de saúde de Alagoas sobre a abordagem intensiva no tratamento do fumante. O evento será realizado no município de Capela, no auditório da escola Cícero Cabral Toledo, na próxima segunda (15) e terça-feira (16), a partir das 9h.

 

Os profissionais de nível superior da área de saúde dos municípios de Cajueiro, Chã Preta, Quebrangulo, Capela, Paulo Jacinto, Viçosa, Pindoba, Mar Vermelho e Atalaia deverão participar da capacitação, segundo informou a coordenadora do Programa de Combate ao Tabagismo da Sesau, Vetrúcia Teixeira. 

 

De acordo com Vetrúcia Teixeira, essa capacitação obedece a portaria do Ministério da Saúde 571/2013, que veio para ampliar os serviços oferecidos pela atenção básica no tratamento aos fumantes.

 

“Os treinamentos servem para aumentar o número de municípios que irão receber os pacientes em busca de ajuda para deixar o vício e para isso acontecer os municípios devem ter profissionais de saúde capacitados e formar uma equipe de referência no atendimento aos fumantes no Estado e assim continuar reduzindo o número de fumantes em Alagoas, que é o sexto Estado com o menor número de fumantes no Brasil”, informou Vetrúcia.

 

A Sesau já realizou a capacitação em Maceió, Arapiraca e Piaçabuçu, com a implantação dos Núcleos de Controle do Tabagismo em Arapiraca, Belo Monte, Girau do Ponciano, Maceió, Palmeira dos Índios, Teotônio Vilela, Junqueiro, Quebrangulo, Campo Alegre, Messias e Piaçabuçu.