Geral

Senai/AL sedia seletiva nacional da Worldskills

04/08/2016
Senai/AL sedia seletiva nacional da Worldskills
Reprodução:  Senai/ AL

Reprodução: Senai/ AL

O Centro de Formação Profissional Gustavo Paiva – Senai/Poço – sedia, até esta sexta-feira, 5, a seletiva nacional para a Worldskills 2017, na ocupação Mecatrônica. Divididos em duplas, vinte alunos, de dez estados brasileiros, disputam o direito de representar o Brasil na maior competição de educação profissional do mundo, que será realizada no próximo ano, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes.

O profissional formado em Mecatrônica pode criar e aplicar projetos de automação em indústrias. Ele é capaz de operar, construir e dar manutenção nos mais diversos tipos de máquinas, além de projetar sistemas para controle de equipamentos em prédios comerciais e residenciais.

Conforme o coordenador de Tecnologia do Centro de Educação Profissional Napoleão Barbosa (CEP-NB) e delegado técnico do Senai/AL, Ednilson Terto Lins, os competidores têm que executar o que está proposto no projeto que eles recebem por escrito. As provas, conta Ednilson, se encerram nesta quinta-feira e, na sexta, será divulgado o resultado.

Segundo ele, a competição também é importante para dar uma ideia do ensino e do aprendizado que está sendo promovido nos estados. “O Senai poderá avaliar seus alunos, além de mostrar para mais pessoas as oportunidades de educação profissional e inserção no mercado de trabalho que oferece”, afirma.

O vencedor da seletiva ganha medalha de ouro e será treinado para a Worldskills 2017. Este ano, os competidores brasileiros estão sendo escolhidos em provas seletivas realizadas em várias cidades. Nas edições anteriores da competição, a seleção era feita na Olimpíada do Conhecimento, realizada a cada dois anos pelo Senai em um único estado. A última edição ocorreu em 2014, na cidade de Belo Horizonte-MG.