Geral

Segurança Pública segue firme no combate à criminalidade

26/08/2016
Segurança Pública segue firme no combate à criminalidade
Lima Júnior reforça compromisso do Governo em combater o crime e garantir a segurança da sociedade alagoana. Ascom/SSP

Lima Júnior reforça compromisso do Governo em combater o crime e garantir a segurança da sociedade alagoana. Ascom/SSP

O secretário de Estado da Segurança Pública de Alagoas (SSP/AL), Lima Júnior, assegurou, na manhã desta sexta-feira (25), em entrevista ao programa Cidadania, apresentado por França Moura, na Rádio Correio, a legalidade das operações deflagradas pelas forças policiais do Estado e compromisso da secretaria em combater o crime e garantir a segurança da sociedade alagoana.

“Estimulo, e sempre fiz isso nos meus 29 anos de polícia, agir dentro da legalidade. E a própria legalidade prevê que a polícia tem de usar os meios necessários para conter qualquer tipo de risco a si e a terceiros. A polícia está preparada para ir (atuar) no amor, mas também vai na dor. A sociedade alagoana tem de ser preservada de quem quer lesá-la”, declarou o chefe da Segurança Pública.

Questionado acerca dos números de homicídios divulgados nacionalmente nos últimos dias, Lima Júnior esclareceu que os dados são referentes a 2014. “Era outra gestão, outro governo. O que posso afirmar é que Alagoas e, de uma maneira muito especial, Maceió, vêm reduzindo os índices de violência. O trabalho que tem sido feito é muito sério, firme”, assegurou.

Conforme pesquisa mexicana divulgada no ano passado, Maceió era a quinta cidade mais violenta do mundo, no início de 2015. Com a chegada do atual governo, neste ano, a cidade passou a ocupar o 18º lugar. “Não tem como você sair do 5º lugar, no mundo, para o 18º sem que houvesse redução”, afirmou Lima Júnior na entrevista.

Ainda de acordo com o secretário, o Núcleo de Estatística e Análise Criminal (Neac) da SSP, referência para o Ministério da Justiça e Cidadania, constatou uma redução de 17,6% dos homicídios em Alagoas, de 2014 para 2015. Em Maceió, a variação, no mesmo período, foi ainda mais expressiva, registrando queda de 22,8%. Já em Arapiraca, a baixa foi de 14,1%.

Mais redução

O líder da Segurança Pública alagoana falou ainda sobre os frutos da parceria entre a SSP, o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários no Estado de Alagoas (Sinttro/AL) e a Associação dos Transportadores de Passageiros do Estado de Alagoas (Transpal) no combate a roubos em coletivos da capital. De abril para cá, com as operações deflagradas, a capital registra diminuição em torno de 40% em crimes dessa natureza.

Lima Júnior atribuiu os resultados positivos conquistados ao apoio da sociedade, por meio do Disque Denúncia 181, de todos os órgãos que compõem a Segurança Pública, do Ministério Público Estadual e do Poder Judiciário alagoano, além do compromisso do governador Renan Filho com a proteção dos cidadãos.

Segurança reforçada

O governador Renan Filho também decidiu convocar, recentemente, toda a reserva técnica da Polícia Militar. A última turma será chamada em setembro. Haverá ainda convocação da reserva técnica da Polícia Civil, ampliando o número de delegados, agentes e escrivães, bem como da Perícia Oficial. Conforme Lima Júnior, as convocações devem ser feitas ainda neste ano.

Ainda na entrevista à Rádio Correio, o secretário informou a construção de dois novos batalhões de Policia Militar, um em Delmiro Gouveia e o outro em Penedo. Com estrutura moderna, as unidades reforçarão a segurança da população nos municípios. As obras serão iniciadas nos próximos meses