Geral

Seduc e Ufal premiam medalhistas da Olimpíada Brasileira de Matemática

09/08/2016
Seduc e Ufal premiam medalhistas da Olimpíada Brasileira de Matemática
Em Alagoas, mais de 350 mil estudantes de 740 unidades de ensino municipais, estaduais e federais se submeteram às provas. Valdir Rocha

Em Alagoas, mais de 350 mil estudantes de 740 unidades de ensino municipais, estaduais e federais se submeteram às provas. Valdir Rocha

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) promovem, nesta quinta-feira (11), a premiação de 65 estudantes alagoanos que conquistaram medalhas na edição de 2015 da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A cerimônia terá início às 9h, no auditório Aqualtune, no Palácio República dos Palmares. Na ocasião, também serão premiados 21 professores e 19 escolas.

De acordo com o coordenador-geral da OBMEP em Alagoas, Adelailson Peixoto, professor do Instituto de Matemática da Ufal, cerca de 18 milhões de estudantes participaram da competição em 2015 em todo o Brasil. Em Alagoas, mais de 350 mil estudantes de 740 unidades de ensino municipais, estaduais e federais se submeteram às provas, sendo que 65 conquistaram medalhas e 450 receberão menções honrosas.

Bolsa de estudos – Adelailson Peixoto conta que os alunos medalhistas da Olimpíada recebem bolsas de iniciação científica da CNPQ, por meio do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC). Ex-medalhistas que hoje são estudantes universitários também têm a chance de receber bolsas de Iniciação Científica e Mestrado, onde podem realizar pesquisas simultaneamente com a sua graduação.

“Eles recebem uma formação específica para desenvolver projetos na área de Matemática Aplicada e, para isso, ele terão o acompanhamento do professor que os incentivou, pois, graças a eles, é cada vez maior o número de jovens que participam da Olimpíada”, explica Adelailson.

A participação do professor serve também para sua preparação, já que ele tem acesso ao banco de questões que são respondidas pelos alunos.

Rede estadual – A rede pública estadual teve 14 medalhistas de bronze na competição em 2015 Ericlefyson Silva de Santana (Escola Egídio Barbosa, Palmeira dos Índios), Pedro Lucas Lima Silva (Escola Margarez Lacet, Maceió), Jonathan de Lima Rodrigues (Escola Alfredo Gaspar de Mendonça, Maceió), Beatriz Farias (Unex I- Piranhas), Daniel Victor dos Santos Rocha (Escola Santos Ferraz, Taquarana), Pedro Lucas Cardoso Clemente (Escola Rocha Cavalcante, União dos Palmares), Gabriela da Costa Veiga (Escola Benedita de Castro Lima, Maceió), José Carlos Silva Santos (Escola Pedro Joaquim de Jesus, Teotônio Vilela), João Paulo dos Santos Ferreira (Escola Dom Otávio Barbosa Aguiar, Maceió), Maxmilian Barros de Siqueira (Escola Padre Teófanes de Araujo Barros, São José da Laje), José Cesar Magalhães da Silva (Escola Álvaro Paes, Coité do Noia), Geice Silva Clemente (Escola Mileno Ferreira da Silva, Santana do Ipanema), José Denner Lira do Nascimento e Rayane Calcante de Lira (ambos da Escola Quintella Cavalcanti, Arapiraca).

Destes medalhistas, três são bicampeões, repetindo o bronze alcançado em 2014: José Denner Lira, da Escola Quintella Cavalcanti; Daniel Victor dos Santos Rocha, da Escola Santos Ferraz, e Pedro Lucas Cardoso Clemente (bronze em 2014 pela Escola Manoel de Matos e pela Escola Rocha Cavalcante em 2015). As escolas Margarez Lacet e Álvaro Paes também são bicampeãs da Olimpíada, sendo premiadas com alunos diferentes nos dois anos.