Geral

Secretaria de Cultura firma parceria para realização da 7ª Feira Literária

23/08/2016
Secretaria de Cultura firma parceria para realização da 7ª Feira Literária
Secult e Associação Cultural Alagoa do Sul assinam termo de cooperação para a realização da VII Flimar. Ascom/Secult

Secult e Associação Cultural Alagoa do Sul assinam termo de cooperação para a realização da VII Flimar. Ascom/Secult

A Feira Literária de Marechal Deodoro (Flimar) chega a sua sétima edição com novidades para os amantes da leitura. A programação foi lançada na manhã desta terça-feira (23), em solenidade realizada pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), no Museu Palácio Marechal Floriano Peixoto.

Na ocasião, a secretária Mellina Freitas assinou o termo de cooperação com a Associação Cultural Alagoa do Sul, firmando uma parceria para a realização da feira. O evento irá receber um investimento de mais de R$ 90 mil do Governo do Estado, por meio da Secult.

“Em 2015, pela primeira vez firmamos parceria para apoiar a realização da Feira Literária. Este ano, estamos duplicando o investimento, a fim de transformá-la em referência nacional. O evento movimenta a economia e desenvolve um sentimento cultural muito importante para o fomento do segmento literário em Alagoas”, afirmou a secretária Mellina Freitas.

O presidente da Associação Cultural Alagoa do Sul e curador da Flimar, Carlito Lima, apresentou a relação de atividades que acontecerão de 31 de agosto a 3 de setembro.

Na programação, exposições artísticas, palestras, debates e lançamento de obras de diversos autores locais e nacionais. Este ano, o evento também contará com a Flimar Jovem, além da Flimarzinha, voltada para o público infantil.

“Mais uma vez, mostraremos uma vasta programação cultural para toda a família nesses quatro dias de festa e muito conhecimento, reunindo grandes nomes da literatura e das artes em Marechal Deodoro”, disse Carlito Lima.

Seguindo a tradição em homenagear personalidades locais e nacionais, a Feira Literária celebra a vida e obra da psiquiatra alagoana Nise da Silveira e o cantor Raimundo Fagner. Durante a solenidade, o cineasta Jorge Oliveira entregou à secretária Mellina Freitas um DVD sobre a vida da psiquiatra.

“Com muita alegria e honra chegamos à sétima edição da Flimar. Um evento importante não só para Marechal Deodoro, mas para o Estado de Alagoas. Nosso agradecimento ao governador Renan Filho e à secretária de Estado da Cultura, Mellina Freitas, pelo apoio à realização da VII Flimar. A nossa cultura tem que ser valorizada sempre”, declarou o prefeito Cristiano Matheus.

A VII Flimar é uma realização do Governo de Alagoas, em parceria com a Prefeitura de Marechal Deodoro e a Associação Cultural Alagoa do Sul, com apoio da empresa Braskem, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Alagoas (Sebrae/AL), Chesf, Caixa Econômica, Petrobras, SEB e Universidade Estadual de Alagoas (Uneal).