Geral

Seagri e cadeia produtiva do leite discutem situação do produtor familiar

23/08/2016
Seagri e cadeia produtiva do leite discutem situação do produtor familiar
Secretário Álvaro Vasconcelos anuncia que vai se reunir com secretários de Agricultura do Nordeste, em Brasília, nesta quarta-feira (24) para tratar do assunto. [Foto: Neno Canuto]

Secretário Álvaro Vasconcelos anuncia que vai se reunir com secretários de Agricultura do Nordeste, em Brasília, nesta quarta-feira (24) para tratar do assunto. [Foto: Neno Canuto]

O secretário de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri), Álvaro Vasconcelos, reuniu representantes da cadeia produtiva do leite nesta segunda-feira (22). As pautas tratavam da importação do leite em pó, sua reidratação e a proposta de exclusão dos animais acima de 24 meses na segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa.

 

De acordo com Álvaro Vasconcelos, os representantes das federações e sindicatos de Alagoas estão reivindicando mais flexibilidade no texto da Instrução Normativa (IN) nº 26, de julho de 2016, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

 

O documento autoriza, pelo período de um ano, as indústrias de laticínios da região Nordeste a reconstituírem leite em pó para a produção de leite longa vida (UHT) e leite pasteurizado.

 

“Essa instrução normativa desagradou não apenas os produtores de leite da região Nordeste, mas de todo o Brasil. Conforme avaliação técnica da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o Ministério da Agricultura atendeu exclusivamente aos interesses da indústria de laticínios, rejeitando as manifestações contrárias do segmento de produtores e o agricultor familiar, que serão bastante prejudicados, caso nosso apelo e de todos os secretários da região não for atendido,” ressaltou Álvaro Vasconcelos.

 

O secretário garante ainda que o governador Renan Filho vem investindo no Programa do Leite, por ser oriundo da agricultura familiar, no intuito de fortalecer os pequenos produtores.

 

“Nossa preocupação é que seja vendido o soro do leite, no lugar do leite. Estamos investindo na qualidade da água e em tecnologia também, para que a segurança alimentar seja garantida,” disse o secretário.

 

Álvaro Vasconcelos anuncia que vai se reunir com secretários de Agricultura do Nordeste, em Brasília, nesta quarta-feira (24), e, em seguida, levará as reivindicações ao ministro da pasta, Blairo Maggi.

 

Febre aftosa

 

A outra pauta tratou da proposta de animais acima de 24 meses tomarem a vacina contra a febre aftosa uma vez por ano e, abaixo desse período, em duas etapas. A finalidade é reduzir os recursos e tempo por parte do produtor. Quando houver a padronização em relação aos outros estados, a ação vai representar para o governo uma economia na ordem de R$ 1 milhão.

 

“Estamos aguardando o circuito Nordeste levar a proposta ao Ministério da Agricultura para que seja aprovada essa reivindicação. A expectativa é que até o início de setembro a pasta federal se manifeste,” finalizou o secretário.