Política

Rodrigo Cunha denuncia má gestão dos recursos do programa Tratamento Fora do Domicílio

10/08/2016
Rodrigo Cunha denuncia má gestão dos recursos do programa Tratamento Fora do Domicílio
Cunha disse que foi informado que desde março não se vem pagando aos pacientes e famílias que necessitam do programa. (Foto: Assessoria)

Cunha disse que desde março não se vem pagando aos pacientes e famílias que necessitam do programa. (Foto: Assessoria)

A má gestão na aplicação dos recursos específicos para o Tratamento Fora do Domicílio (TFD), administrado pela rede estadual de saúde, foi tema do pronunciamento do deputado Rodrigo Cunha (PSDB). O parlamentar informou que protocolou uma indicação apelando ao Governo do Estado e à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) para que dê maior efetividade à gestão do programa em Alagoas. “Essa indicação foi motivada, principalmente, após várias famílias terem procurando nosso gabinete para relatar o sofrimento que estão passando por precisarem do serviço do TFD”, contou Cunha.

Cunha declarou que a situação já se arrasta há muito tempo e que, ao buscar informações junto a Sesau, foi informado que desde março não se vem pagando aos pacientes e famílias que necessitam do programa. “Mas não é por falta de dinheiro. A própria Secretaria diz que é por causa de questões processuais que não se realiza esses pagamentos”, informou o parlamentar, acrescentando que existe uma previsão orçamentária de mais de R$ 7 milhões para o programa TFD. “No entanto só se gastou pouco mais de R$ 1 mi, o que demonstra que a burocracia e falta de gestão são os grandes problemas”, completou o deputado.

Em aparte, o líder do Governo, deputado Ronaldo Medeiros (PMDB) informou que, em contato telefônico com a secretária da Sesau, Rozangela Wyszomirska, disse que a questão já foi superada e que o repasse do programa voltou à normalidade. “A secretária me informou que houve um pequeno período, em que a empresa que fornecia as passagens aéreas estava com problemas e que outra empresa foi contratada e o programa voltou ao normal”, contou o líder governista, afirmando que o Governo do Estado tem investindo muito no que diz respeito à saúde pública estadual.