Cidades

Recursos liberados pela Desenvolve mudam a vida de agricultores de Estrela de Alagoas

03/08/2016
Recursos liberados pela Desenvolve mudam a vida de agricultores de Estrela de Alagoas
Maior parte dos beneficiários é formada por criadores de animais e agricultores familiares. Ascom/Desenvolve

Maior parte dos beneficiários é formada por criadores de animais e agricultores familiares. Ascom/Desenvolve

A equipe de crédito da Agência de Fomento de Alagoas (Desenvolve) participou, de 29 a 31 de julho, da Feira da Agricultura Familiar do município de Estrela de Alagoas. Setenta agricultores da região tiveram a oportunidade de comercializar os produtos resultantes do crédito liberado pela agência em 2015 e nos primeiros seis meses deste ano.
A feira, organizada pela Cooperativa Agropecuária de Estrela de Alagoas (Coopagreal), representou um marco na vida desses beneficiários que, pela primeira vez, uniram esforços para comercializar conjuntamente suas produções. O resultado foi a venda, em quase sua totalidade, da produção exposta com uma diversidade que foi da venda de grãos a produtos de limpeza.De acordo com Auneir Balbino, agente de crédito e diretor financeiro da Coopagreal, o crédito subsidiado pelo Governo do Estado, por meio da Desenvolve, representou uma mudança significativa na vida dos cooperados e alavancou a economia da cidade.

“Trabalho com agropecuária há 20 anos, e sempre tínhamos dificuldade para conseguir o crédito para melhorar nossos pequenos negócios. Agora, graças ao trabalho que venho realizando em nome da Desenvolve, a economia de Estrela de Alagoas e dos municípios vizinhos melhorou 50%”, garantiu Auneir Balbino.

A maior parte dos beneficiários é formada por criadores de animais e agricultores, cujas plantações estão baseadas na fruticultura e horticultura. Mas há casos de pequenos empreendedores, como a dona Edgelma Monteiro, que possui um pequeno comércio de produtos de limpeza.

“Com o recurso que consegui pude comprar maior quantidade de produtos para revender. O aumento do meu poder aquisitivo me ajudou a barganhar preço com o meu fornecedor e ampliei a minha compra de mercadoria”, comemorou Edgelma.O grande diferencial de uma feira como essa, segundo o presidente da Desenvolve, Rafael Brito, é a qualidade dos produtos e o modo como a oferta de vários produtos em um mesmo local pode atrair mais consumidores.

“Esse é o verdadeiro papel social que o Governo do Estado vem imprimindo à economia de base, onde damos acesso ao crédito e podemos constatar a boa aplicabilidade dele, como nesta feira que ajudou a multiplicar os ganhos dos produtores”, concluiu Brito.