Geral

Projetos inspirados nas Olimpíadas são destaque no Escola Viva desta semana

15/08/2016
Projetos inspirados nas Olimpíadas são destaque no Escola Viva desta semana
(Foto: Reprodução/Internet)

(Foto: Reprodução/Internet)

O Escola Viva desta semana reapresenta edição que discutiu alguns projetos pedagógicos inspirados nos Jogos Olímpicos desenvolvidos em instituições de ensino alagoanas.  Sobre o assunto, Anete Carvalho conversa com a psicóloga do Espaço Educar, Adriana Pitta; e com a professora do CAS, Taciana Bezerra. A atração vai ao ar de segunda (15) a quinta (18), às 12h30, na TVE Alagoas (Canal 03 da TV aberta e Canal 6 da NET).

 

A Olimpíada é um tema transversal, porque se apropria de muitos outros assuntos de interesse, além do esporte. Na sala de aula, a Olimpíada vai além do exemplo de heroísmo e coletividade e adquire contornos mais práticos. Esta é uma grande oportunidade não só para os nossos atletas, mas também para as escolas que veem neste evento uma enorme fonte de projetos e atividades pedagógicas.

 

É o caso da escola Espaço Educar, localizada no bairro da Ponta Verde, em Maceió. O projeto Olimpismo, criado por eles, utiliza os valores olímpicos para ensinar muitas lições aos alunos. Durante o programa, Anete Carvalho conversa com a psicóloga Adriana Pitta para saber como surgiu a ideia, por que a escola acredita ser importante incluir os Jogos Olímpicos nas atividades pedagógicas; o que os alunos podem aprender com os jogos olímpicos; quais temas transversais podem ser trabalhados, dentre outros questionamentos.

 

Também no programa, o telespectador vai saber sobre o projeto voltado às Olimpíadas 2016 desenvolvido pelo Centro de Atendimento à Pessoa com Surdez (CAS), que acontece durante quatro meses e como os estudantes com deficiência auditiva participarão destas atividades pedagógicas. Quem conversa com Anete sobre o assunto é a professora do CAS e idealizadora do projeto, Taciana Bezerra.