Geral

Projeto do Hospital Metropolitano de Maceió é apresentado ao Fecoep

30/08/2016
Projeto do Hospital Metropolitano de Maceió é apresentado ao Fecoep

Construção do Hospital Metropolitano de Maceió trará como benefício mais leitos para usuários do SUS; projeto foi apresentado pela secretária Rozangela  Wyszomirska ao conselho integrado de políticas de inclusão social do Fecoep. Neno Canuto

Construção do Hospital Metropolitano de Maceió trará como benefício mais leitos para usuários do SUS; projeto foi apresentado pela secretária Rozangela Wyszomirska ao conselho integrado de políticas de inclusão social do Fecoep. Neno Canuto

A secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska, apresentou o projeto para a construção do Hospital Metropolitano de Maceió durante a 45ª reunião do conselho integrado de políticas de inclusão social que é gestor do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep). A nova unidade de saúde da capital deverá ser instalada no Tabuleiro do Martins.

Na parte alta de Maceió, o hospital deve trazer mais 182 leitos para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), também para os moradores das regiões Norte e Zona da Mata do Estado.

A titular da pasta da saúde explicou que “a reunião serviu para que o conselho gestor do Fecoep conheça o projeto de construção do hospital e analise o projeto para que possa realizar o repasse e seja executada a obra que tem um valor estimado em mais R$ 91 milhões e duração de 48 meses”.

Durante a apresentação, Rozangela Wyszomirska ainda lembrou que faz mais de 30 anos que não é construído um hospital em Alagoas, deixando Maceió com déficit do número de leitos do SUS.

“Hoje nós contamos com 633 leitos públicos para paciente do SUS e a construção dessa unidade hospitalar em Maceió irá garantir que a população de Alagoas usuária do Sistema Único tenha uma melhoria na qualidade de vida, possibilitando acesso de forma igualitária e digna à assistência médico-hospitalar de emergência nos âmbitos de clínica médica, pediátrica e materna”, destacou a gestora.

A secretária acrescentou que a construção dessa unidade contará com os serviços de laboratórios, exames de imagem, intervenções terapêuticas, métodos gráficos, procedimentos cirúrgicos e endoscópicos e ainda com a possibilidade realizar os serviços de transplante no Estado com mais eficiência.

A conselheira Valeria Corrêa, reitora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), ressaltou que ainda estudará o projeto, mas que considera de extrema importância a construção de um novo hospital destinado à população atendida pelo Sistema Único.

“O nosso SUS está estrangulado e a questão de leitos é um problema que deve ser enfrentado, a nossa meta tem que ser acabar com as filas enormes, e isso só será modificado com a criação de novos leitos e a construção de novas unidades de saúde”, reforçou a reitora, durante o encontro que ocorreu nessa segunda-feira (30), no Palácio República dos Palmares.

A próxima reunião está prevista para ocorrer na segunda quinzena de setembro em qual o relator do projeto, o conselheiro e secretário de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio, Christian Teixeira, apresentará seu voto sobre a viabilidade do projeto ser custeado integralmente com recursos do Fecoep.