Cidades

Programas hídricos contribuem para convivência com a seca em Alagoas

25/08/2016
Programas hídricos contribuem para convivência com a seca em Alagoas
Em Alagoas, 204 poços já foram perfurados, 57 nascentes plenamente recuperadas, além de outros programas que estão sendo executados pela Semarh. Ascom

Em Alagoas, 204 poços já foram perfurados, 57 nascentes plenamente recuperadas, além de outros programas que estão sendo executados pela Semarh. Ascom

Em busca de contribuir ainda mais para ajudar aos municípios que estão em situação de emergência devido à escassez de chuvas na região do Semiárido, o Governo do Estado reconheceu, novamente, a necessidade de manter a política para amparar as famílias alagoanas.

Diante deste contexto, cabe ressaltar que a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) vem desenvolvendo programas de infraestrutura hídrica que atuam diretamente no incentivo à convivência com a seca e seu enfrentamento em períodos de pouca chuva no Agreste e Sertão.

Desde 2015 até o segundo semestre deste ano, a população vem obtendo acesso à água de qualidade e apta ao consumo humano. Com o Programa de Perfuração, 204 poços já foram perfurados, além de 57 nascentes plenamente recuperadas em Alagoas. As duas últimas nascentes já fornecem água potável no município de Maravilha, que está na lista das cidades em situação de emergência.

Outro programa, executado pela Semarh, com recursos do Ministério da Integração Nacional, é o Água Para Todos, que leva água para a porta das residências nas zonas rurais dos municípios do Agreste e Sertão. Sistemas e abastecimento simplificado de água estão prontos nos municípios de Santana do Ipanema, São José da Tapera, Cacimbinhas e Poço das Trincheiras, que também estão listados na situação de emergência.

Em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, o Programa Água Doce também está transformando a realidade nos municípios sertanejos. A primeira fase das obras remonta à implantação de 31 sistemas de dessalinização, aparelho que permite transformar água salinizada em doce.

As obras hídricas seguem em andamento no Estado. Ao todo serão 240 poços perfurados com investimentos de R$ 2,5 milhões; quanto ao Água Para Todos, serão implantados nesta primeira fase 47 sistemas de abastecimento simplificado, beneficiando mais de 700 famílias.

Em paralelo a estes investimentos, a Defesa Civil Estadual já solicitou a liberação de recursos federais com a proposta de retomar a Operação Carro-pipa em Alagoas.