Cidades

Programa estadual concorre a Prêmio Inclusão Digital e Empreendedorismo Social

24/08/2016
Programa estadual concorre a Prêmio Inclusão Digital e Empreendedorismo Social
Projeto é exemplo de inclusão digital em Alagoas.Fotos: Ascom Itec/ Raul Plácido - arquivo Secom-AL

Projeto é exemplo de inclusão digital em Alagoas.Fotos: Ascom Itec/ Raul Plácido – arquivo Secom-AL

O Programa de Inclusão Digital do Governo de Alagoas, tocado pelo Instituto de Tecnologia em Informática e Informação (Itec) e coordenado pela Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Secti), concorrerá ao Prêmio Inclusão Digital e Empreendedorismo, organizado pela Associação Telecentro de Informação e Negócio (ATN).

A premiação visa, entre outras metas, reconhecer os esforços na promoção da inclusão digital e do empreendedorismo social no país. O evento tem a parceria de diversas entidades dos setores público e privado.

O Programa de Inclusão Digital visa promover o acesso às plataformas digitais e à internet em todo o território alagoano, estimulando e dando suporte ao desenvolvimento educacional, social e cultural. Nos Telecentros, que são locais públicos equipados com estrutura computacional com acesso à internet banda larga e gratuito, os usuários, além de utilizarem a internet, dispõem de aplicativos para elaborar as mais diversas tarefas de seu interesse.

Para o coordenador do programa, Robson Paffer, a criação do prêmio serve de força motriz para impulsionar mais desenvolvimento nas regiões em que os telecentros estão instalados.

“Entendo ser de muita importância esta iniciativa da ATN, pois motiva os telecentros a desenvolverem ações para participarem do prêmio, consequentemente beneficiando ainda mais as comunidades de suas regiões”, disse o coordenador.

Em outubro de 2014, o Telecentro Comunitário Arnaldo Pereira dos Santos, da Associação de Agricultores Alternativos (AAGRA), localizado no município de Igaci – Agreste de Alagoas – e fruto do Programa de Inclusão Digital, ganhou o Prêmio Telecentros Brasil na categoria de sustentabilidade ambiental.

“Essa premiação veio devido à experiência inovadora e alternativa em torno da educação ambiental. Significou o reconhecimento de luta de um trabalho em equipe, desenvolvido no Telecentro, em torno da qualidade de vida dos povos do campo”, completou Robson Paffer.

As inscrições para o prêmio vão até o final de agosto. Podem participar telecentros, organizações do terceiro setor, empresas de micro e pequeno porte com foco em tecnologia da informação e comunicação, centros de inclusão digital, centros vocacionais tecnológicos, universidades e centros federais de educação tecnológica em curso no Brasil, de origem pública ou privada.