Geral

Primeira etapa da Defensoria no Cárcere é concluída com sucesso

26/08/2016
Primeira etapa da Defensoria no Cárcere é concluída com sucesso
Além de terem a situação processual nas áreas cível e criminal analisada, os apenados regularizaram pendências de natureza civil. Jorge Santos

Além de terem a situação processual nas áreas cível e criminal analisada, os apenados regularizaram pendências de natureza civil. Jorge Santos

Dignidade e justiça. Durante os dias 23 e 24 de agosto, 216 custodiados da Casa de Custódia da Capital (Cadeião) foram atendidos integralmente por defensores públicos e assistentes sociais do Balcão Cidadão da Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris).

Além de terem a situação processual nas áreas cível e criminal analisada, os apenados regularizaram pendências de natureza civil, como a falta de documentos oficiais de identificação.

Denominada ‘Defensoria no Cárcere’, a ação teve início no Cadeião e será estendida para todos os presídios de Alagoas até o final deste ano. A intenção é repetir o sucesso de 2015, quando 100% da população carcerária foi atendida e concedidos 700 alvarás de soltura.

“Vamos atender todos os internos que não têm advogados e, assim, reduzir a superlotação nos presídios”, salienta a coordenadora da Defensoria no Cárcere, Andréa Tonin.

O secretário da Ressocialização e Inclusão Social, tenente-coronel PM Marcos Sérgio de Freitas, destaca a consolidação da parceria entre a Seris e Defensoria Pública para a promoção da Justiça dentro do sistema prisional.

“Trata-se de uma iniciativa fundamental para revisar a situação processual dos apenados, gerar condições dignas no cumprimento das penas, além de manter a ordem e disciplina no ambiente carcerário”, afirma o gestor da Seris.

Balcão Cidadão

Há quatro anos atuando no sistema prisional, o trabalho desempenhado pelas assistentes sociais da Seris, por meio do Balcão Cidadão, é sinônimo de excelência.

Com a iniciativa, os custodiados têm acesso a programas nas áreas de saúde, educação, trabalho, cidadania e reintegração social, proporcionando uma mudança de vida dos custodiados. As ações do Balcão Cidadão estão sendo intensificadas durante a Defensoria no Cárcere.