Geral

Pequenas Obras: Empregos transformam a realidade de moradores carentes

30/08/2016
Pequenas Obras: Empregos transformam a realidade de moradores carentes
ão 216 vagas de trabalho ocupadas por moradores das grotas beneficiadas pelas obras. Fotos: Neno Canuto

ão 216 vagas de trabalho ocupadas por moradores das grotas beneficiadas pelas obras. Fotos: Neno Canuto

“Há 14 anos moro aqui e essa foi a minha primeira oportunidade de trabalho. Com o dinheirinho que ganho, consigo ajudar meus pais, investir e adquirir minha independência. Além de conseguir guardar um pouco para pagar minha faculdade no futuro”, conta Wellington Alves, 18 anos, morador da grota do Pau D’Arco, no Jacintinho, na periferia de Maceió.

Wellington é um dos 216 beneficiados com os empregos proporcionados pelo programa Pequenas Obras, Grandes Mudanças que, além de promover obras de mobilidade urbana às comunidades carentes de Maceió, está transformando a vida de milhares de moradores carentes que, empregados, conseguem melhorar de vida, com qualidade e segurança financeira.

O servente de pedreiro, que ainda não decidiu se irá cursar geografia ou educação física, divide o trabalho nas obras da grota do Pau D’Arco com o vizinho e amigo Severino Silvestre, que após dois anos desempregado, conseguiu quitar as dívidas que tinha com o salário que ganha no Pequenas Obras, Grandes Mudanças.

 

“Estava há dois anos desempregado. Melhorou demais a minha vida, apareceu na hora certa, porque consegui pagar as minhas dívidas. Foi um alento para minha situação”, comemora Severino.

O dinheiro, fruto do suor do trabalho nas obras, também foi um alívio para Clesivaldo Pereira, morador da grota do Aterro, no bairro Novo Mundo, e que estava desempregado há dois anos.

“Trabalhava fazendo bicos, fazendo panfletagem no sinal. Esse emprego foi Deus quem me mandou, foi um alívio na minha vida. O meu salário sustenta a minha filha e meus pais. Estou a dois meses trabalhando e agora consigo ajudar minha filha com o dinheiro da pensão”, comemora.

Os trabalhadores contratados pelas construtoras responsáveis pela execução das obras do programa Pequenas Obras, Grandes Mudanças recebem salário compatível com o mercado de trabalho, fiscalizado pelo Sindicato das Indústrias de Construção do Estado de Alagoas (Sinduscon).

Todos os funcionários são contratados formalmente, tendo os direitos trabalhistas resguardados, além de receber alimentação no local de trabalho, como café da manhã e almoço.

“Além de dar uma oportunidade a quem não tinha, o morador tem uma relação direta com a obra, não só como beneficiado, mas como parte integrante do processo de construção dessa nova realidade”, ressalta o secretário de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral.

A avaliação do secretário Mosart é confirmada na opinião de José Erivan de Lima, morador da grota do Aterro, que trabalha nas obras da comunidade há dois meses. “Acredito que a comunidade valorize ainda mais as obras por verem a gente trabalhando nelas”, conta

Quando questionado como era sua vida antes do emprego no programa do governo, José Erivan conta emocionado que com o dinheiro que ganhou conseguiu quitar as dívidas. “O salário que recebi aqui, paguei dívidas com aluguel e luz, que estavam atrasadas porque fiquei um ano e seis meses sem emprego. Estava difícil e finalmente apareceu essa oportunidade”.

Marcelo Santos, superintendente de Obras Metropolitanas da Setrand, ressalta que o número de vagas de emprego irá crescer na proporção em que as obras aconteçam.

“A previsão é que a quantidade de vagas de empregos cresça na medida em que as obras se expandam a outras grotas. Não há um número exato, por enquanto, mas muitas pessoas serão beneficiadas tendo em vista que o Pequenas Obras, Grandes Mudanças irá se expandir a todas as 76 grotas da capital”, explica.

Andamento

Até o momento, as comunidades da Grota do Pau D’Arco, Iraci, Macaxeira, Arroz, Alto da Boa Vista, Aterro, Piabas, Pica Pau e Cigano foram contempladas com a construção e recuperação de escadarias, pontilhões e passeios feitas pelo programa Pequenas Obras, Grandes Mudanças.

O objetivo é que até o fim da gestão Renan Filho, todas as 76 grotas da capital sejam atendidas pelo programa.