Cidades

Número do CPF começa a ser emitido junto com registro de nascimento em Alagoas

08/08/2016
Número do CPF começa a ser emitido junto com registro de nascimento em Alagoas

certidão-de-nascimento-e-cpf-juntos

O sistema único para o registro do CPF logo na emissão da certidão de nascimento foi criado junto com a Receita Federal, para facilitar e acelerar o processo de registro dos brasileiros.

A parceria, com os cartórios para emitir o CPF junto com a certidão de nascimento, segundo o presidente da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais de Alagoas (Arpen), Cleomadson Abreu , assegura comodidade e gratuidade ao serviço, previne fraudes e problemas causados por homônimos e atende à demanda da população mais pobre, que precisa do CPF para que os filhos acessem os benefícios sociais públicos.

Apesar das mudanças, o procedimento de emissão da Certidão de Nascimento continua o mesmo, sem cobranças adicionais à população. “Os pais, ou responsáveis, vêm ao cartório registrar normalmente. O que muda é que vamos ter acesso ao sistema para emitir o número de CPF, que vai ser impresso na certidão”, pontua Cleomadson.

O presidente da Arpen Alagoas junto com o corregedor-geral do Tribunal de Justiça, Desembargador Klever Rêgo, estarão na próxima segunda-feira (8) recebendo a imprensa às 9h30 no Cartório do 1º Distrito da Capital, localizado na Rua Dias Cabral, n. 199, no Centro de Maceió, apresentando o novo sistema.