Cidades

Moradores de Arapiraca afirmam que a terra tremeu nesta madrugada

30/08/2016
Moradores de Arapiraca afirmam que a terra tremeu nesta madrugada
Moradores de Arapiraca garantem ter sentido um abalo sísmico na madrugada desta terça-feira (30). (Foto: maspt.blogspot.com)

Moradores de Arapiraca garantem ter sentido um abalo sísmico na madrugada desta terça-feira (30). (Foto: maspt.blogspot.com)

Os moradores de de Arapiraca, no Agreste de Alagoas, garantem que sentiram a terra tremer na madrugada desta terça-feira (30), o que caracteriza o segundo registro deste fenômeno pela segunda vez neste mesmo ano.

Em maio, não só os habitantes de Arapiraca, mas os de Taquarana e Coité do Nóia relataram que a terra tremeu em boa parte desses municípios.

Pelas redes sociais, alguns relatos apontaram que algo semelhante a um abalo sísmico aconteceu na região. Pessoas que residem nos bairros Eldorado, Primavera, São Luiz e Cavaco garantem ter sentido o tremor de terra.

Uma moradora do bairro de Bom Sucesso também disse que sentiu o abalo. ”Tremeu a terra foi gente? Ou só eu senti?”. Outro morador, do bairro Verdes Campos, respondeu  ”Tremeu. Pensei que tinha sido alguma alma penada no telhado fazendo zuada… kkkkkkkk”, relatou, entre medo e risos.

Especialistas do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília disseram que um deslocamento brusco da massa de ar pode ser o responsável por abalos sísmicos semelhantes a esse. O ciclo pode durar de cinco a dez anos para liberar energia novamente.

O Observatório ressaltou, ainda, que a região está situada em cima de uma falha geológica e que por este motivo, alguns tremores podem ser registrados com certa frequência. Sobre o abalo que muitos moradores afirmam ter sentido não há registro confirmados pela Defesa Civil e nem pelo site do Observatório. O último registro em Alagoas ocorreu no município de Penedo, no dia 12 de agosto, que obteve uma magnitude de 2,3 mR .