Geral

Ministros do TSE e STJ serão homenageados com medalha do TRE/AL

12/08/2016
Ministros do TSE e STJ serão homenageados com medalha do TRE/AL
Reprodução

Reprodução

O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) outorgará, em solenidade na próxima quinta-feira (18), a Medalha do Mérito Eleitoral Desembargador Hermann Byron de Araújo Soares aos ministros Gilmar Mendes (presidente do Tribunal Superior Eleitoral – TSE), Mauro Campbell e Humberto Martins, do Superior Tribunal de Justiça (STJ). O evento acontecerá em Brasília, no Conselho da Justiça Federal do Distrito Federal.

A Medalha do Mérito Eleitoral Desembargador Hermann Byron de Araújo Soares foi instituída em janeiro deste ano pelo Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) objetivando a condecoração de autoridades ou personalidades que, diante dos relevantes serviços prestados à sociedade, à comunidade jurídica e à Justiça Eleitoral, colaboraram para o engrandecimento dos valores democráticos e o desenvolvimento e valorização da Justiça Eleitoral em Alagoas.

O presidente do TRE/AL, desembargador Sebastião Costa Filho, e o corregedor regional eleitoral, desembargador José Carlos Malta Marques, estarão em Brasília para entregar pessoalmente a medalha aos agraciados.

A honraria leva o nome do desembargador Hermann Byron de Araújo Soares, ex-presidente do TRE/AL que contribuiu para o fortalecimento e aperfeiçoamento da Justiça Eleitoral no Estado, não apenas pelo número de anos que serviu à Corte Eleitoral, mas também por conta de fatos históricos ocorridos durante as suas gestões. O desembargador Hermann Byron comandou a Justiça Eleitoral em Alagoas em cinco ocasiões, no período compreendido entre o fim da República Velha e a implantação da ditadura de Getúlio Vargas.

Em 1956 foi reconduzido pela última vez à Presidência do TRE/AL para seu quinto e último mandato, encerrando sua trajetória na Justiça Eleitoral em 10 de abril do ano seguinte. Como cidadão, Hermann Byron marcou sua presença na história de Alagoas como filantropo, professor, escritor e pesquisador.

Os homenageados

Um dos agraciados com a Medalha do Mérito Eleitoral Desembargador Hermann Byron de Araújo Soares é o ministro Gilmar Mendes, atual presidente do TSE. Mendes ingressou no Supremo

Tribunal Federal em junho de 2002 e o presidiu entre 2008 e 2010. Na Justiça Eleitoral, o ministrou ingressou em agosto de 2010 como membro substituto e foi empossado presidente do TSE em maio deste ano.

Já o ministro Mauro Campbell Marques ingressou no STJ em junho de 2008. Natural de Manaus, o ministro iniciou sua carreira jurídica como promotor de Justiça do Amazonas em 1987 e por três vezes assumiu o cargo de procurador-geral do Ministério Público do Amazonas.

O alagoano Humberto Eustáquio Soares Martins, ministro do STJ desde junho de 2006, também será homenageado com a honraria da Justiça Eleitoral alagoana. Ingressou na magistratura através do quinto constitucional, como desembargador do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) em 2002. Em 2013 Martins foi empossado como ministro suplente do TSE
Área de anexos