Geral

Membro do COI é preso por suspeita de venda ilegal de ingressos no Rio

17/08/2016
Membro do COI é preso por suspeita de venda ilegal de ingressos no Rio
Patrick Hickey, membro do COI, foi preso nesta quarta-feira (Foto: Jack GUEZ / AFP)

Patrick Hickey, membro do COI, foi preso nesta quarta-feira (Foto: Jack GUEZ / AFP)

A polícia do Rio prendeu na manhã desta quarta-feira o irlandês Patrick Hickey, membro do Comitê Executivo do Comitê Olímpico Internacional (COI), em um hotel na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio. Patrick foi preso por suspeita de facilitação ao cambismo, marketing de emboscada e formação de quadrilha, como mostrou o Bom Dia Rio. Ele passou mal e teve de receber atendimento médico e ser encaminhado para o hospital Samaritano, também na Barra.

O mandado de prisão foi expedido pela juíza Mariana Chu, do Juizado de Torcedores e de Grandes Eventos do Tribunal de Justiça do Rio. Outros três mandados, segundo a Delegacia de Defraudações, também foram expedidos, porém sem cumprimento até as 8h10.

Patrick também é presidente do Comitê Olímpico da Irlanda. Segundo a Delegacia de Defraudações, o Comitê Olímpico da Irlanda contratou a empresa Pro 100 para vender ingressos da Olimpíada naquele país. Os ingressos foram repassados à empresa THG, que já está sendo investigada e teve pelo menos um diretor preso: Kevin James Mallon.

A empresa é controlada pelo empresário inglês Marcus Evans, que teve a prisão pedida na última quinta-feira, juntamente com outros três diretores da mesma empresa. Evans é inclusive dono do time de futebol Ipswich Town, da segunda divisão inglesa.

Venda a US$ 8 mil dólares

A empresa THG chegou a vender ingressos para a abertura da Olimpíada por mais de US$ 8 mil, mas nenhum dos que pagou pelo ingresso conseguiu assistir à cerimônia: Kevin James Mallon foi preso na tarde do dia 5 de agosto, em um hotel também na Barra da Tijuca.

A THG foi a empresa responsável pela venda oficial de ingressos para a Olimpíada de 2012, em Londres, mas não estava credenciada para repassar ou vender entradas para os Jogos do Rio. A THG comprou os ingressos por meio da empresa Cartin, que estava credenciada para essas operações.

– Chegamos a um hotel na Barra da Tijuca, no qual essa empresa [THG] entregaria os ingressos aos compradores e os levaria ao Maracanã. Lá, os policiais agiram – explicou o delegado que comandou a operação.

Os 20 compradores que estavam no hotel foram levados à Cidade da Polícia, no Jacaré, Zona Norte do Rio, e Kevin James foi preso em flagrante. Em seguida, a polícia conseguiu um mandado de busca e apreensão, com o qual 781 ingressos oficiais foram recuperados.

– Eram ingressos muito qualificados, para as cerimônias de abertura e encerramento –  disse Barbosa. 

Segundo ele, os compradores das entradas são considerados apenas testemunhas no caso.