Cidades

Luciano Barbosa: “Vamos garantir a segurança das crianças com o eixo Cepa”

18/08/2016
Luciano Barbosa: “Vamos garantir a segurança das crianças com o eixo Cepa”
Obra visa minimizar os constantes congestionamentos registrados na Avenida Fernandes Lima. José Demétrio

Obra visa minimizar os constantes congestionamentos registrados na Avenida Fernandes Lima. José Demétrio

O vice-governador e secretário de Estado da Educação (Seduc), Luciano Barbosa, afirmou que a segurança dos estudantes do Centro Educacional de Pesquisas Aplicadas (Cepa) será mantida com a construção do Eixo Cepa.

 A obra, coordenada pela Secretaria de Estado do Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand), visa desafogar o trânsito da Avenida Fernandes Lima, uma das principais via de Maceió, e que enfrenta constantes problemas de engarrafamentos, principalmente nos horários de pico.

 

“Vamos realizar toda a segurança necessária para o tráfego seguro das nossas crianças do Cepa. Para isso, várias reuniões foram realizadas com o Detran (Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas), com arquitetos de trânsito e pedagogos da Secretaria da Educação, para que a intervenção resolvesse o problema urbano e não criasse um problema social dentro do Cepa”, afirma o secretário.

 O secretário-executivo de Transporte e Desenvolvimento Urbano da Setrand, Alcides Tenório, corrobora com a ideia do titular da Seduc, explicando que a segurança é essencial.

 “A segurança é primordial. Toda a área interna do Cepa terá um gradeamento de proteção, impedindo o acesso dos pedestres ao eixo viário. Caso eles desejem transitar de um lado a outro, faixas elevadas serão construídos para isso. Em relação ao acesso às escolas, faixas em um nível menor, como uma espécie de túnel, será construída para os pedestres”, conta Alcides Tenório.

 O secretário Luciano Barbosa relatou ainda a importância do Centro Educacional, idealizado por dois grandes educadores do Brasil: Anísio Teixeira, o pai da educação; e Ib Gatto Falcão, que, à época, com secretário da Educação de Alagoas, conseguiu pleitear o projeto.

 Cepa

 “Em todo o Brasil só há dois centros educacionais como este. Um em Salvador, cidade natal de Aníso Teixeira, e o daqui de Maceió. Este equipamento social é de extrema importância e queremos que a sociedade se aproprie dele, que utilize para corrida, futebol e intervenções artísticas. Já começamos realizar projetos, a exemplo do Cepa Vivo, para integrar a comunidade” afirma Luciano Barbosa.

 O secretário informou ainda que a iluminação do Centro Educacional será refeita, para dar mais segurança aos motoristas e pedestres que irão transitar pelo local.

Eixos viários

O Governo de Alagoas irá construir dois eixos viários para desafogar a Avenida Fernandes Lima. O Eixo Quartel, de sentido único e seis quilômetros de cumprimento, irá cortar várias ruas entre o 59º Batalhão de Infantaria Motorizado (BIMTz) até o bairro da Gruta, próximo ao Hospital do Açúcar.

Já o Eixo Cepa, com nove quilômetros de extensão, tem início próximo ao Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis em Alagoas), estendendo-se até as ruas Frei Caneca e Luiz Mascarenhas, no bairro do Farol, próximo a ladeira Teobaldo Barbosa.