Geral

Irregular no Brasileiro, Corinthians trata Copa do Brasil como redenção

31/08/2016
Irregular no Brasileiro, Corinthians trata Copa do Brasil como redenção

A fase irregular no Campeonato Brasileiro faz o Corinthians tratar com cuidado ainda maior sua participação na Copa do Brasil. A partir desta quarta-feira, o Timão inicia a caminhada na competição que pode levar à Taça Libertadores em apenas oito jogos.

É por isso que nesta quarta-feira, contra o Fluminense, às 21h45 (horário de Brasília), em Edson Passos, a equipe treinada por Cristóvão Borges promete se lançar ao ataque, em busca do melhor resultado possível para o jogo de volta das oitavas de final do torneio, dia 21 de setembro, na Arena Corinthians.

O Timão só venceu um de seus últimos cinco jogos no Brasileiro e começou a perder terreno na classificação. É hoje o quarto colocado, com 37 pontos, mas tem apresentado futebol abaixo da média. Por isso, diretoria e comissão técnica veem a Copa do Brasil como uma espécie de redenção.

Num primeiro momento, até pela pausa no Brasileirão, a ideia é tratar com igualdade as duas competições. Caso o Corinthians passe pelo Fluminense, porém, as metas serão revistas. O elenco é mais curto do que Cristóvão deseja, e uma prioridade seria definida: o torneio no qual o time possa ter mais chances de título.

– Na medida em que você ganha, você moraliza, ganha confiança. É um campeonato importante no Brasil. Temos compromisso com título. Avançar dá confiança, isso fica atrelado nas duas competições. Uma vitória será importante nos dois campeonatos – afirmou Cristóvão Borges.

Corinthians treino (Foto: Daniel Augusto Jr /  Agência Corinthians)

Cristóvão conversa com elenco do Timão antes do treino de terça-feira (Foto: Daniel Augusto Jr / Agência Corinthians)

Nesta quarta-feira, por exemplo, o Corinthians não terá reservas para as laterais: Léo Príncipe e Uendel começam jogando, enquanto Fagner e Guilherme Arana estão nas seleções brasileiras principal e sub-20, respectivamente. Jean e Gustavo, recém-contratados, já atuaram por Paraná e Criciúma na Copa do Brasil. Com o fim das inscrições no torneio, o Timão não terá tantas alternativas caso avance às próximas fases.

Danilo sofre fraturas na perna direita e será operado nesta quarta-feira

Além da chance de título, o Corinthians quer apagar a má impressão deixada por suas últimas participações na Copa do Brasil. Campeão em 1995, 2002 e 2009, o Timão não faz uma boa campanha desde sua última conquista.

Entre 2010 e 2012, o clube disputou a Libertadores e o regulamento impedia a participação na Copa do Brasil. Em 2013, caiu nas quartas de final contra o Grêmio, no jogo em que Alexandre Pato perdeu um pênalti após tentar cavadinha. Em 2014, novamente nas quartas, foi eliminado com goleada por 4 a 1 diante do Atlético-MG. Em 2015, duas derrotas em dois jogos contra o Santos, ainda pelas oitavas de final.

Veja as informações da estreia do Corinthians na Copa do Brasil:

Próximo adversário: Fluminense
Local: Édson Passos, Mesquita-RJ
Data e horário: quarta-feira, às 21h45 (de Brasília)
Escalação provável: Cássio, Léo Príncipe, Yago, Balbuena e Uendel; Cristian e Elias; Marquinhos Gabriel, Rodriguinho e Marlone; Guilherme
Arbitragem: Elmo Alves Resende Cunha (GO), Christian Passos Sorence (GO) e Leone Carvalho Rocha (GO)
Desfalques: Danilo, Fagner, Rildo, Romero, Léo Santos e Guilherme Arana
Transmissão: TV Globo para SP, PR, MG (menos Juiz de Fora, Uberlândia, Ituiutaba e Uberaba), MS, MT, SE e AL (com Cleber Machado, Caio Ribeiro e Paulo Cesar Oliveira) e SporTV e PFCI (com Jader Rocha e Lédio Carmona)