Geral

Inflação do aluguel perde força em agosto e acumula alta de 6% no ano

19/08/2016
Inflação do aluguel perde força em agosto e acumula alta de 6% no ano
Inflação do aluguel desacelera de julho para agosto. (Foto: REUTERS/Nacho Doce)

Inflação do aluguel desacelera de julho para agosto. (Foto: REUTERS/Nacho Doce)

O preço dos alugueis subiu em ritmo menor na segunda semana de agosto. O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), conhecido como inflação do aluguel, porque é usado para reajustar a maioria dos contratos imobiliários, ficou em 0,09%, depois de subir 0,32% no mesmo período de julho.

De acordo com a Fundação Getulio Vargas (FGV), no ano, o IGP-M acumula alta de 6,19% e, em 12 meses, de 11,43%.

Usado no cálculo do IGP-M, o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), também conhecido como inflação do atacado, recuou 0,01% na segunda prévia do mês, depois de avançar 0,15% no mesmo período de julho. A maior contribuição partiu do subgrupo alimentos processados, cuja taxa passou de 3,17% para 0,30%.

Com peso menor no cálculo do IGP-M, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), chamado de inflação do varejo, registrou variação de 0,35% na segunda prévia de agosto, ante 0,29% no mesmo período do mês anterior. Metade das classes de despesa componentes do índice mostrou avanço em suas taxas de variação, com destaque para o grupo de preços relativos a transportes (de -0,21% para 0,26%).

O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), que tem o menor peso entre os subíndices, desacelerou de 1,46% na segunda prévia de julho para 0,19% na mesma apuração de agosto. O índice relativo a materiais, equipamentos e serviços registrou queda de 0,05%. No mês anterior, a taxa foi de 0,12%.