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Ifal discute modelo educacional a partir de experiência da Finlândia

15/08/2016
Ifal discute modelo educacional a partir de experiência da Finlândia
Reprodução / IFAL - Campus Marechal Deodoro

Reprodução / IFAL – Campus Marechal Deodoro

Depois de três meses conhecendo de perto o avançado sistema educacional da Finlândia, professores de Alagoas agora usam a experiência para discutir o modelo de Educação Profissional aqui no Brasil. As discussões começam em setembro no Instituto Federal de Alagoas (Ifal) – Campus Marechal Deodoro.

Este ano, o Campus Marechal teve dois representantes selecionados para o programa Professores para o Futuro (MEC/CNPQ), que promove a integração entre educadores da Rede Federal e o modelo finlandês de excelência na formação tecnológica. De abril a junho, os professores Michely Libos e Victor Sgarbi, junto com o professor Marcelo Corrêa (IFAL – Maceió) e outros 45 brasileiros participaram de uma capacitação na TAMK University of Applied Sciences, vivenciando o modelo educacional finlandês. Agora, usam a experiência para discutir diferentes temas relacionados à educação, como a Flexibilização Curricular.

“Sem dúvidas, a Finlândia tem muito a nos ensinar. Agora, vamos montar um grupo de trabalho para discutir o currículo na Educação Profissional do Brasil e sua flexibilização. É um tema de grande interesse institucional e que necessita ser estudado e debatido para crescermos como instituição e propormos mudanças que melhorem o processo de ensino e aprendizagem”, analisa a professora Michely Libos, responsável pelas oficinas sobre o assunto.

A partir de setembro, uma série de oficinas entre os professores do Ifal – Campus Marechal irá discutir questões como o sistema educacional finlandês, a aprendizagem baseada em projetos e em problemas, novas tecnologias e metodologias de ensino e como a flexibilização curricular pode ser implementada na Rede Federal de Ensino Técnico do Brasil.

Os mesmos temas estão sendo discutidos no IFAL – Campus Marechal e nos institutos federais da Paraíba, Mato Grosso, São Paulo e Minas Gerais, que também enviaram representantes à Finlândia. Ao final, os professores produzirão um documento único com diretrizes para a Flexibilização Curricular no Brasil, com as contribuições de todos os docentes que participarem das oficinas.

Educação na Finlândia

A Finlândia é reconhecida internacionalmente pelo sucesso obtido nos rankings mundiais de Educação, incluindo o Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa). No país europeu, a docência é uma das profissões mais respeitadas e o sistema de ensino é um dos mais avançados do planeta.

“Levamos décadas para montar nosso currículo, mas em educação é preciso andar para frente, renovar, para acompanhar as mudanças do mundo. Nosso segredo sempre foi dar liberdade aos professores e é isso que esperamos promover ainda mais”, disse Sanni Grahn Laasonen, ministra da Educação e Cultura da Finlândia, em uma palestra sobre tendências para a educação, realizada em São Paulo no último mês de março.