Geral

Grande incêndio segue devastando o sul da Califórnia

19/08/2016
Grande incêndio segue devastando o sul da Califórnia
Chamas queimam a Floresta Nacional de San Bernardino, na Califórnia (Foto: Gene Blevins / Reuters)

Chamas queimam a Floresta Nacional de San Bernardino, na Califórnia (Foto: Gene Blevins / Reuters)

Equipes do Corpo de Bombeiros conseguiram controlar nas últimas horas 22% do perímetro do incêndio que pelo terceiro dia consecutivo atinge uma área montanhosa do condado de San Bernardino, no sul da Califórnia, a 115 km de Los Angeles, nos Estados Unidos.

Os relatórios oferecidos nesta quinta-feira (18) pelas autoridades indicam que o fogo, cujo foco se situa em Puerto de Cajón, destruiu até o momento mais de 14.550 hectares.

“O fogo está arrasando carvalhos, arbustos e grama alta e tem sido impulsionado pelo vento, baixa umidade e terreno”, relataram os serviços de emergência em comunicado divulgado pelo chefe de informação do Departamento de Florestas e Proteção contra Incêndios da Califórnia, Daniel Berlant.

O incêndio começou na última terça (16) e se espalhou de forma explosiva durante as primeiras 24 horas, quando queimaram mais de 10.000 hectares, e desde então tem crescido lentamente.

Cerca de 1.600 membros de diferentes equipes dos serviços de emergência estão trabalhando para extinguir o fogo, contando com a assistência de 17 helicópteros.

A situação nas últimas horas na área afetada permitiu a reabertura de algumas rotas de transporte. Assim, o tráfego voltou a circular em ambos sentidos pela estrada interestatal 15, um dos eixos viários mais importantes da região e que conecta o sul da Califórnia com Nevada.

A violência do fogo impediu que as autoridades possam fornecer uma avaliação detalhada dos edifícios que foram destruídos pelo fogo e tem dificultado o trabalho de medição da área devastada.

No entanto, as imagens da mídia local mostraram vários prédios carbonizados e grandes danos nas estruturas elétricas.

O chefe do Departamento de Incêndios de San Bernardino, Mark Hartwig, sobrevoou a área e descreveu a cena como “devastadora”. “Foi tudo muito rápido. Passamos de ‘você ouviu falar que está acontecendo um incêndio?’ para uma ‘saída obrigatória’ antes que a gente pudesse assimilar”, disse Darren Dalton, que teve que abandonar, ao lado de sua mulher e filho, sua casa em Wrightwood.

Ele afirmou que a pequena comunidade onde vivem agora parece “uma cidade fantasma”.

Outros moradores, no entanto, decidiram ignorar os avisos das autoridades e permaneceram em seus imóveis. “Fiquei porque existe uma chance de conseguir fazer algo para poder salvar minha casa”, disse Joe Knowlton, ao jornal “Los Angeles Times”.

O “Blue Cut Fire” prolonga uma série muito preocupante de incêndios que este ano na Califórnia atingiram centenas de edifícios e culminaram com a morte de oito pessoas.